São José começa a ofertar prótese dentária na próxima segunda (1º)

Programa Brasil Sorridente, parceria do município com governo federal, vai atender cerca de 40 pessoas por mês.

0
155

A oferta de procedimentos odontológicos será ampliada em São José. Para promover saúde bucal e melhor qualidade de vida aos usuários do SUS, os atendimentos para pacientes com necessidade de prótese dentária total vão iniciar na próxima segunda-feira (1º).

A estimativa inicial é de que cerca de 40 pessoas por mês serão atendidas pelo programa através da iniciativa viabilizada pela Prefeitura de São José (PMSJ) através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o governo federal, através do Programa
Brasil Sorridente.

De acordo com a Secretária da SMS, Fabrícia Martins, a administração optou por ampliar os serviços de Saúde Bucal, além daqueles já oferecidos no município, proporcionando assim melhor qualidade de vida para as pessoas que precisam de Prótese Dentária Total. “Estão
sendo investidos cerca de R$ 200 mil de recursos próprios, além dos R$ 7,5 mil mensais, vindos do governo federal.”

Segundo a Gerente de Saúde Bucal, Ana Paula Beltrame, a equipe da Diretoria de Atenção Primária (DAP) está trabalhando desde 2017 para viabilizar a implantação desse serviço, com ações que contemplam desde o credenciamento no Ministério da Saúde até a compra de equipamentos e insumos. “Estamos muito felizes por finalmente disponibilizar mais esse importante serviço à comunidade que vai contribuir de forma significativa com a qualidade de vida daqueles que, por razões diversas, perderam todos os seus dentes.”, comemora Ana Paula.

O trabalho

Cláudia Helena Tonon, Cirurgiã Dentista, especialista em Prótese Dentária, que fará o atendimento clínico dos pacientes, explicou que são necessárias, no mínimo, quatro sessões para que a pessoa esteja apta a receber sua prótese total. Juntamente com o Cirurgião Dentista Cláudio Cardoso, serão entregues, mensalmente, cerca de 40 próteses
para a população josefense.

“A colocação de uma prótese torna-se fundamental para devolver as funções mastigatórias, a estética e até melhorar a dicção. A mastigação correta dos alimentos é fundamental para a correta digestão dos alimentos. Em relação à estética, é inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios na autoestima, na autoconfiança e nas relações interpessoais dos indivíduos.”, explicou a odontóloga.

A parte laboratorial do processo de confecção das próteses será realizada por um prestador credenciado. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, para solicitar o encaminhamento mediante uma consulta com o dentista da UBS.

Após o encaminhamento, os casos serão regulados (de acordo com critérios de prioridades) pela equipe da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação (SISREG). O usuário será contatado previamente para comparecer ao atendimento, em dia e horário previamente
estabelecidos, em uma das Unidades de Referência desse Serviço: UBS Campinas e UBS Serraria (conforme proximidade da sua residência).

O programa

O Brasil Sorridente é um programa do Governo Federal e Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) que permite a ampliação do acesso a tratamentos odontológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma série de serviços de saúde bucal para atender a população brasileira. O programa objetiva realizar ações para garantir a promoção, a prevenção e recuperação da saúde bucal dos cidadãos.