12ª Feira do Livro tem programação especial em Florianópolis

Evento do Colégio Santa Catarina traz cultura japonesa, biblioterapia, encontro com escritores e jornalistas, além de sebo literário com troca de livros e teatro para toda a família.

0
265

Em uma era tão tecnológica quanto o mundo vive hoje, fica ainda mais evidente a necessidade de estimular a leitura e o livro em si, por isso a programação da Feira do Livro do Colégio Santa Catarina, de 2022, está mais que especial, além do bate-papo com autores e jornalistas, um dos momentos mais aguardados, fazem parte das atrações, livreiros, sebo literário com trocas de livros, oficinas, hora do conto e as palestras: Cultura Japonesa, Patrimônios Históricos e Santa Catarina, Carreiras Criativas, Organização do tempo para estudos, Biblioterapia, e comunicação, além de apresentações teatrais e culturais.

Além da programação para os alunos, no sábado, dia 3 de setembro, que é totalmente gratuita e aberta ao público, quem passar pelo evento, neste dia, poderá conferir as oficinas de de Mangá, histórias em quadrinhos japonesas com características marcantes que o difere das demais revistas em quadrinhos, como a forma de leitura, publicação,
diagramação e traços nos desenhos dos personagens; Origami, arte milenar da dobradura de papel para a criação de objetos e formas, principalmente de animais; e Abayomi, boneca feita com retalhos de tecidos, que eram feitas mães africanas vindas ao Brasil em navios negreiros, para seus filhos, e tem como significado trazer felicidade, amor e proteção. O evento conta ainda com oficinas de dancinhas para Tik Tok, mandalas e artesanatos.

“Queremos que todos tenham contato com os mais diversos tipos de culturas num único evento, assim conseguimos fazer com que, além da aproximação com a leitura, o público tenha acesso a outras formas de atividades literárias e recreativas de outras nacionalidades”, afirma Guilherme Wandscheer, bibliotecário do Colégio Santa Catarina.

O sebo de livros  também é uma forma de estímulo à leitura com baixo custo, já que é possível levar uma obra para trocar por outra. A cada livro é possível trocar por outro da mesma faixa etária ou por dois gibis.

A Feira do Livro do Colégio Santa Catarina se firma no calendário de eventos da cidade com a 12ª edição, que ocorre entre 31 de agosto e 3 de setembro, na instituição. O evento ficou dois anos sem acontecer por conta da pandemia e retorna com o tema:  “Livros e leitores:
semeando conhecimentos”.  As atividades durante a semana são destinadas aos alunos e toda a programação de sábado é aberta ao público e gratuita, e pode ser acessada no site do Colégio Santa Catarina [1]. O objetivo da Feira é abrir as portas do colégio para a
comunidade ter acesso à conhecimentos diversos, por meio de atividades que promovem e incentivam o hábito da leitura.

O livro e a leitura são fundamentais para a construção intelectual e a aproximação entre eles possibilita o desenvolvimento crítico e imaginário.  “O intuito da feira é estimular, a todos, o interesse pela literatura, pela ciência e pelas artes, auxiliando na formação
de uma corrente maior de leitores, por meio de peças de teatro, atividades culturais e palestras de diversos temas”, afirma.

Evento: Feira do Livro do CSC

Data: 31 de agosto a 3 de setembro

Horário sábado: 09h às 12h (aberto ao público)

Colégio Santa Catarina: R. Frei Evaristo, 91 – Centro – Florianópolis SC

www.csc.g12.br