3ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina acontece em setembro

Na próxima semana começa a 3ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina

0
695

A partir de 1º até 30 de setembro vai acontecer a 3ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina. Por conta da pandemia apicultores e meliponicultores de Santa Catarina criaram o formato virtual da Feira do Mel em 2020, até então ela acontecia nas ruas do Centro de Florianópolis. A internet permitiu ampliar as vendas para todo Brasil, mostrando a qualidade do mel de Santa Catarina para todo o país.

Quem adquirir o mel de Santa Catarina estará comprando um mel considerado como melhor do mundo por seis vezes no congresso mundial Apimondia. Isso acontece devido aos investimentos em tecnologia e capacitação pelos órgãos do setor, como a FAASC, Epagri, Sebrae, universidades, Cidasc, Sistema Faesc/Senar e que remodelaram o mercado.

A Feira do Mel nas ruas de Florianópolis voltou a ser realizada agora em 2022. Porém, com o sucesso das duas feiras virtuais, os produtores resolveram manter a plataforma, já que pode alcançar todo o país.

Ao todo 24 produtores estarão com méis e derivados à venda pelo site www.faasc.com.br/meldesantacatarina, que estará no ar dia 1º de setembro. São produtores de todas as regiões de Santa Catarina oferecendo mel e derivados.

Produtos que serão comercializados:

Balas

Bolachas de mel

Bolo de mel

Cera de abelha

Cerveja com mel

Chás

Extrato de própolis

Favo de mel

Mel com certificação orgânica

Mel composto

Mel de diversas floradas

Mel de melato com certificação orgânica

Mel de melato de bracatinga

Pão de Mel

Pé-de-moleque com mel

Pólen

Pólen Orgânico

A Feira é uma realização da FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), Epagri, Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar e UFSC. De acordo com o presidente da FAASC, Ivanir Cella, o objetivo é aproximar o produtor do consumidor, divulgar o potencial, a qualidade e a diversificação do produto catarinense. “Com o site estamos estabelecendo novos mecanismos de comercialização do mel de Santa Catarina, buscando o desenvolvimento territorial e agregando valor aos produtos. Assim também podemos expandir a feira do mel de Santa Catarina para consumidores de todo Brasil, que vão ter acesso aos melhores méis, todos com certificação”, diz Cella.

A plataforma não é um e-commerce, ela é para aproximar o consumidor do produtor. Através dela o comprador pode escolher um fornecedor para a sua cidade e entrar em contato diretamente com ele. A venda do mel será tabelada como todos os anos, porém os demais produtos são negociados junto ao produtor, assim como o frete.

Cursos On-line

Durante a feira vão acontecer quatro oficinas gratuitas on-line com produtos das abelhas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até duas horas antes de cada curso. Eles serão transmitidos ao vivo por google meet. Ao final os participantes vão receber certificado da Epagri.

Veja a programação dos cursos:

06/09 – 15h (2h de duração)

– Produção de extratos glicerinados e oleosos para produção de cosméticos a base de produtos das abelhas sem ferrão

Com Thiandra Cristina Sangaletti (Meliponário Rainha do Sul/RS) e Janaina Alves de Lima de Mello (Meliponário Mel e Cravo/RS

12/09 – 14h (2h de duração)

– Preparo de protetor labial com mel e cera de abelhas e fabricação de máscara de argila com mel

Com Dinorah Boada Bilhalva (Médica Especialista em Saúde da Família e Comunidade /RS) e Larissa Raizer (Professora com formação em meliponicultura – Joinville/SC)

19/09 – 14h (2h de duração)

– Produção de hidromel

Com Dylan Thomas Telles (Empresa Nectar Hidromel/SC)

– Produção de aguardente de mel

Com Mateus Pagliarini (Eng. de Alimentos – Consultor Senar/SC)

27/09 – 14h (2h de duração)

– Conheça mais sobre os diversos tipos de meis e suas propriedades e saiba como identificar o mel falso.

Com Rodrigo Cunha (Eng. Agrônomo, Chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri) e Ana Carolina (Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC)

– Mel na sua mesa: com a instrutora de culinária Helenara da Rosa – Aprenda a utilizar mel na culinária no seu dia-a-dia.

Com Helenara da Rosa (Professora e empresária, instrutora de culinária – Cachoeira do Sul/RS)

Preços tabelados:

Mel Multifloral / Silvestre

Pote de 1 kg: R$30

Pote de 500g: R$20

*Demais produtos, valores diretamente com o fornecedor.

Apicultura em SC

São cerca de 17 mil estabelecimentos agropecuários com apicultura no estado e 300 mil colmeias. de acordo com censo agropecuário do IBGE em 2017. A apicultura é uma ótima oportunidade de renda para a agricultura familiar, pois é possível conciliar com outras atividades, o estado tem boas as condições climáticas, abundância e variedades de flora apícola no estado.

Produtividade

Santa Catarina fica entre o terceiro ou quarto maior produtor de mel do Brasil, mas os destaques são a qualidade e a produtividade. O mel catarinense já foi classificado seis vezes entre os melhores do mundo pelo Congresso Apimondia. Em termos de produtividade Santa Catarina fica a frente de outros estados brasileiros, pois produz 68kg por quilômetro quadrado de mel ao ano, número muito superior à média nacional, de 5kg. “A tecnologia e acompanhamento técnico promovidos pela Epagri são fatores fundamentais nesse resultado e também ajudam a impulsionar a produtividade”, explicou o chefe de Apicultura da Epagri e coordenador da feira, Rodrigo Dirieux.

Na última safra, Santa Catarina produziu 7 mil toneladas de mel, volume dentro da média estadual. Agora em 2022 teremos também produção de mel de melato de bracatinga, que acontece apenas em anos pares.

O maior impacto econômico da apicultura catarinense está no trabalho de polinização das abelhas que impacta a produção da maçã, pera, ameixa e outras culturas. De acordo o levantamento mais recente feito pela FAASC, em 2014 foram alugadas em Santa Catarina aproximadamente 45 mil colmeias para polinização em pomares de macieira. A apicultura também envolve a produção de própolis, pólen, geleia real e apitoxina, produtos que servem de matéria-prima para as indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética

Serviço:

3ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina

De 1º a 30 de setembro

www.faasc.com.br/meldesantacatarina (no ar em 1º de setembro)