Ações do Trato Pelo Capivari realizam 8 lacres e 10 autos de intimação durante o mês de julho nos Ingleses

Operação de fiscalização flagra casos de esgoto lançado na rede pluvial e extravasamento de fossa, crimes ambientais

0
195

O Trato Pelo Capivari, programa ambiental da CASAN, finalizou o mês de julho com o total de 8 lacres e 10 autos de intimação realizados em ações de fiscalização sanitária nos Ingleses.

Estes trabalhos fazem parte das ações especiais, uma força-tarefa do Trato Pelo Capivari com a Vigilância Sanitária (VISA) e Floram para averiguar denúncias de esgoto clandestino no maior bairro do Norte de Florianópolis.

As principais ocorrências encontradas pelos técnicos do Trato Pelo Capivari e fiscais da Floram e VISA são casos de esgoto lançado em boca de lobo e extravasamento de fossa a céu aberto, crimes ambientais. Como resposta, as equipes realizam lacres nas tubulações, bloqueando de imediato o lançamento de esgoto irregular e emitem autos de intimação, que obrigam os responsáveis a regularizarem suas redes.

As ações especiais acontecem toda sexta-feira, como atividade permanente do Trato Pelo Capivari, e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

De segunda a sábado, técnicos do programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).