Curso gratuito para formação de desenvolvedores está com inscrições abertas

Programa Dev the Devs é destinado a jovens do ensino médio da rede pública estadual a partir dos 16 anos

0
261

Estão abertas as inscrições para o Programa Dev the Devs, que oferece um curso gratuito e online de formação inicial de desenvolvedores. Para participar do programa é preciso ter 16 anos ou mais e estar com matrícula no ensino médio de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, Santa Catarina ou Paraná. Os interessados podem se inscrever até o dia 28/08 pelo link https://webapp.pucrs.br/inscricao-siproex/?projeto=308c382a39179f62.

Nesta edição, estão sendo ofertadas 2.100 vagas, divididas em 700 para cada estado da Região Sul (RS, SC e PR). Metade das vagas são destinadas a meninas. Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de programação, porém é necessário acesso a um computador com aproximadamente 8GB de memória e internet capaz de reproduzir as vídeo aulas.

Todos os conteúdos são compartilhados através de uma plataforma virtual de aprendizagem, e as demais atividades acontecem ao vivo, por meio de plataformas de comunicação e videoconferência. Entre os conteúdos abordados estão: conceitos de computação e de pensamento computacional; funcionamento abstrato de computadores;funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas; conjunto de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web.

Os alunos também terão contato com ecossistemas de inovação e profissionais de tecnologia, plataforma para cadastro de currículo e acesso a oportunidades, oficinas sobre carreira e mercado de trabalho.

O Dev the Devs é realizado pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e pelo Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), com apoio de governos e organizações. Em Santa Catarina recebe o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e da Secretaria do Estado da Educação. Para mais informações acesse o site: https://www.pucrs.br/devs/.