Festival de Luzes de Florianópolis inicia nesta sexta (5) com programação gratuita

O público da capital poderá acompanhar sessões de projeções mapeadas, cinema ao ar livre e espetáculo de drones em três endereços.

0
478
Crédito das fotos (Evento realizado em São Paulo): © Lost Art- Ignacio Aronovich

Um evento cultural diferente, unindo arte e tecnologia, promete chamar a atenção do público da capital catarinense neste final de semana. Trata-se do 1º Festival de Luzes de Florianópolis (FLFLN) que terá programação gratuita nos dias 5, 6 e 7 de agosto no Largo da Alfândega, Passeio Primavera e Lagoa da Conceição respectivamente. O evento é uma criação do VJ Alexis Anastasiou e que já teve três edições realizadas na capital paulista e depois de encantar o público da maior metrópole do Brasil, o Festival de Luzes chega à
Florianópolis. “Aqui é o lugar perfeito com equilíbrio entre belezas naturais e históricas. Por isso, foi o local escolhido para trabalharmos as interações entre arte, tecnologia e natureza. Um campo novo e que promete criar experiências únicas para o público”, destaca.

Na sexta-feira (05), o Festival de Luzes de Florianópolis apresenta o DJ Allen Rosa tocando no Largo da Alfândega, no centro da capital, a partir das 18h, e abrindo espaço para as sessões de Projeção Mapeada/Video Mapping no prédio principal do Largo da Alfândega.
Destaque para o trabalho da VJ pernambucana Mary Gatis desenvolvido especialmente para o FLFLN. A artista foi  selecionada em 2021 pelo Sans Souci Fest para representar o Brasil em Boulder – Colorado, EUA, no Cine Drive-In “Best of SSF Brazil” com o RUA, dance film em co-direção com Bárbara Cunha, exibido em 2020 neste mesmo Festival, onde receberam menção honrosa.

E que tal um cinema ao ar-livre? O sábado (06) terá um espaço especial para a criançada com a Mostra Cafundó Estúdio Criativo, às 19h, no Passeio Primavera, na SC-401. Dois filmes inédito serão apresentados: “Ana Bolinha” e “Os Carabao”, ambos com classificação indicativa de 5 a 8 anos de idade. A DJ Catarina dá sequência à programação e promete animar o resto da noite. Um ballet de drones e uma surpreendente projeção mapeada nas dunas da Avenida das Rendeiras marcam o encerramento do Festival de Luzes de Florianópolis no  domingo (07), a partir das 19h. Segundo Alexis Anastasiou, idealizador do Festival, este momento promete ser inesquecível e encantará o público. “Usaremos elementos das pinturas rupestres pré-históricas da Ilha, que serão projetados com equipamentos de alta potência nas dunas, em conjunto com um voo de 100 drones, que nos conduzirá por elementos mitológicos modernos: formas de espaçonaves mais comuns de avistamentos de OVNIs e outras retiradas em filmes de ficção científica”, destaca Alexis. O show de drones terá duração de aproximadamente 25 minutos. E haverá indicação de
acesso para o público acompanhar a ação das dunas. O FLFLN é uma realização do Instituto Maratona Cultural e VisualFarm; conta com o apoio cultural do Passeio Primavera e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes,
por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural.⠀

Sobre o Festival de Luzes

O Festival de Luzes foi idealizado por  Alexis Anastasiou, fundador do estúdio Visualfarm, um dos pioneiros em Vjing e mapping no Brasil. Em 2018, o Festival de Luzes fez São Paulo entrar no hall das metrópoles que realizam essa modalidade de festivais, como Londres, Berlim e Sidney.   No ano seguinte, 2019, a segunda edição do Festival de Luzes de SP realizou um espetáculo composto de ballet de drones sincronizados no parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.

Serviço

O Quê: Festival de Luzes de Florianópolis

Quando: 5, 6 e 7 de agosto de 2022

Programação:

05/08 – Largo da Alfândega

A partir das 18h

DJ Allen Rosa

Projeção Mapeada no Largo da Alfândega com trabalhos de artistas locais e da Vj convidada Mary Gatis

06/08 – Passeio Primavera

19h  – Cinema ao ar livre  – Mostra Cafundó Estúdio Criativo

Estreia do filme “Ana Bolinha” (classificação indicativa: 3 a 5 anos)

Estreia do filme “Os Carabao” (classificação indicativa: 5 a 8 anos)

20h – DJ Catarina

07/08 – Lagoa da Conceição – Avenida das Rendeiras, altura do número 622

19h – Projeção mapeada nas dunas da Avenida das Rendeiras e Show com 100 Drones

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome