Jorginho pede e Justiça Eleitoral proíbe que campanha de Gean use a imagem de Bolsonaro em sua campanha

Na decisão, a juíza invoca o artigo 242 do Código Eleitoral

0
617
Jorginho quer ser o único candidato que apoia Bolsonaro

O Partido Liberal de Santa Catarina informa que a juíza Ana Cristina da Rosa Grasso determinou na sexta-feira (19/8) a proibição de se distribuir, por qualquer meio, propagandas eleitorais que tenham como escopo a imagem do Presidente da República Jair Bolsonaro, veiculadas pela Coligação ‘Bora Trabalhar’, do candidato ao governo, Gean Loureiro (União Brasil).

Segundo a magistrada, a campanha tenta confundir o eleitorado estadual através da inserção da imagem do Presidente Jair Bolsonaro em material publicitário protagonizado por candidatos que não possuem qualquer vínculo partidário com o mandatário.

“Com efeito, a vinculação da imagem do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro a candidatos alheios a sua coligação produz na coletividade a sensação de afinidade política que, em verdade, não existe”.

Na decisão, a juíza invoca o artigo 242 do Código Eleitoral, que não deixa dúvidas: “A propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, mencionará sempre a legenda partidária e só poderá ser feita em língua nacional, não devendo empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.

Caminhada de João Rodrigues e Gean neste domingo (21) em Chapecó

JOÃO RODRIGUES COLA BOLSONARO EM GEAN

O objetivo da representação era evitar especialmente que uma alta Bolsonarista que apoia Gean Loureiro (União Brasil) ao governo, colasse a imagem do presidente ao ex-prefeito da Capital. Esta ala é puxada especialmente pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues, cujo partido o PSD está coligado com Gean no Estado e ele é um fiel apoiador de Bolsonaro há muitos anos.

Em represália, neste domingo (21), João fez uma grande caminhada em Chapecó ao lado de Gean e levando o nome de Bolsonaro. Ele gravou um vídeo mostrando seu carro plotado com propaganda de Gean e Bolsonaro e disse que o pagamento está sendo feito pelo seu CPF, portanto, dentro do que a lei estabelece, uma vez que o que a decisão judicial proibe é que a coligação de Gean pague tais materiais ao lado de Bolsonaro, mas não impede que qualquer cidadão que apoie os dois candidatos faça e page o material de divulgação.

VEJA VÍDEO DE JOÃO RODRIGUES SOBRE A CAMPANHA DE GEAN E BOLSONARO: https://www.instagram.com/reel/ChhVyNflxVQ/?igshid=YmMyMTA2M2Y=