Caminhada pela Paz mobiliza comunidade da Procasa, em São José

Atividade marca Dia Internacional da Paz em São José

0
69

Mais de 300 crianças, estudantes, pais, profissionais de educação e de saúde foram às ruas da comunidade Procasa, em Barreiros, na manhã desta quarta-feira (21) para pedir paz. A 7ª Caminhada da Paz é uma promoção da Escola Básica Municipal (EBM) Altino Corsino da Silva Flores, que convida outras instituições de saúde e de ensino próximas para se unirem nesta causa.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, e a secretária adjunta,  Elóia Rosa da Silva Oliveira, prestigiaram o ato, que foi acompanhado também pelo Centro de Educação Infantil (CEI) Santos Dumont, pela Unidade Básica de Saúde Procasa, pelo Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (Ceafis) e pela Guarda Municipal de São José.

“Respeito, amor e tolerância são atitudes que precisam estar presentes em todos os ambientes. Muito importante extrapolar os muros da escola para levar essa pauta também para a sociedade”, frisou o prefeito Orvino ao desejar um excelente caminhada aos participantes.

Da calçada, a moradora Maria Claudete Goulart aplaudia a passeata. “Essa ação é muito legal, todo ano tem e acompanho. Eu tenho 5,6 netos na EBM Altino Flores, eles adoram a escola e essa atividade”, detalhou.

Cada instituição de ensino participante abordou a temática em sala e preparou elementos para simbolizar a paz. Os estudantes do EBM Altino Corsino da Silva Flores carregaram corações de papel, pássaros de EVA e emojins com sorriso. “Durante todo o ano elegemos uma temática para trabalhar com os alunos. Neste, foi ‘Juntos para Transformar’. Nossa proposta é transformar o nosso bairro, a nossa cidade. A educação tem esse poder e estamos multiplicando essa abrangência com a participação dos pais e comunidade para transformar e levar a paz para todos os lugares”, frisou a diretora Sonali Thiesen Lehmkuhl.

Já as crianças do CEI Santos Dumont produziram com papel branco mini bandeiras com desenhos e mensagens carinhosas. “As crianças ficaram muito animadas. Em razão da faixa etária das crianças da creche, nem todas puderam estar na caminhada, mas a organização da Caminhada nos contemplou com essa passagem e parada em frente ao nosso CEI, onde todas as crianças aguardavam para apoiar”, detalhou a diretora Soraia Rebelo.

Para a secretária municipal de Educação, essa reflexão sobre a paz é fundamental. “A atitude de cada um importa para a construção de um ambiente harmonioso. Devemos sempre priorizar pela boa comunicação com escuta ativa e empatia”, avaliou.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome