Dia da Árvore terá distribuição de mudas no calçadão do Kobrasol

Sede da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também estará disponibilizando exemplares para a população

0
234

O calçadão do Kobrasol estará florido no dia 21 de setembro. Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta mesma data, serão distribuídas mudas das 9h às 17h. A sede da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também estará ofertando mudas. O Dia da Árvore coincide com o início da Primavera no hemisfério sul. É um momento de reflexão sobre a preservação da natureza, visto que a expansão urbana e a utilização da madeira colaborou com a remoção de muitas árvores.

O Município de São José tem uma árvore como símbolo. Conforme a Lei Ordinária nº4885/2009, trata-se do ipê amarelo. A palavra ipê é de origem tupi e significa “árvore cascuda”. Os ipês podem ser brancos, amarelos, rosas, roxos ou lilás. São encontrados em florestas tropicais, podendo chegar a 30 metros de altura. Hoje em dia encontrar estas árvores em área nativa é difícil, o que torna ainda mais especial quando são vistas em seu habitat natural.

FLORESTAS URBANAS

As “Florestas Urbanas” nada mais são do que a vegetação que se forma nas cidades, como praças, faixa de ligação e etc. De acordo com o Instituto Água e Terra, antes de promover a arborização urbana, precisa se atentar à escolha das espécies, locais para o plantio e manutenção, de acordo com o Plano de Arborização Urbana do Município.