Evento na Praça das Bandeiras encerra Semana Nacional do Trânsito, no domingo (25), em Palhoça

Vai ter pistinha para crianças, brinquedos infláveis, exposição de carros antigos e muito mais

0
192

A Guarda Municipal de Palhoça (GMP) vai organizar, neste domingo (25), na Praça das Bandeiras, o último evento alusivo à Semana Nacional do Trânsito, celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. A programação inicia às 11h e se encerra às 17h.

O evento de encerramento vai contar com a participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e das guardas municipais de São José, Florianópolis e Balneário Camboriú.

A tradicional pistinha e escolinha de trânsito da GMP, uma forma lúdica e educativa de familiarizar a criançada às leis do trânsito, também será montada na Praça das Bandeiras.

Além disso, também estão programados: brinquedos infláveis, exposição de carros antigos e distribuição de antenas para motocicletas, uma medida importante para evitar acidentes com linhas de pipa com cerol, que costumam ser fatais. As antenas serão instaladas pelo pessoal do motoclube Vela Preta.

“Vai ser um dia de recreação para toda a família, então nós convidamos os palhocenses a acompanhar o evento. Com certeza, todos vão se divertir e a criançada vai aprender um pouco mais sobre o trânsito, o que é muito importante”, afirma o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Durante todo o mês de setembro, a Guarda Municipal de Palhoça promoveu ações para orientar, informar e conscientizar a população com relação à segurança nas ruas. Neste ano, o tema da campanha da Semana Nacional do Trânsito foi “Tolerância humana aos impactos dos acidentes de trânsito (sinistros)”.

A ideia da campanha foi a de promover ações para incentivar as pessoas a não deixarem “fortes emoções” como a raiva e o medo fazerem parte do dia a dia no trânsito, pois essas emoções “interferem na capacidade de pensar, perceber e agir frente a algumas situações cotidianas”. A proposta era convencer o usuário do trânsito a “não deixar que a conduta incoerente de muitos e a falta do senso de coletividade de alguns condutores interfira no seu trajeto”.

Como uma das propostas da campanha era salientar as consequências negativas dos acidentes, em todos os seus efeitos e impactos sociais, econômicos e psicológicos, a GMP posicionou um carro “batido” em três locais estratégicos: na Praça Sete de Setembro e na Praça das Bandeiras, no Centro; e na área dos lagos, na Pedra Branca. Os carros ficarão expostos até o final do mês.

“Se cada cidadão fizer a sua parte, praticando a direção defensiva, sendo alerta e cuidadoso na condução do seu veículo, nós certamente teremos um trânsito mais seguro. Campanhas como a Semana do Trânsito e eventos como este de domingo são importantes para buscar essa conscientização”, comenta o secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa.

O cronograma de ações da GMP em setembro contou com atividades esportivas e recreativas, além de palestras em empresas e escolas, para crianças até o 5º Ano, onde os agentes falaram sobre: segurança no trânsito, uso de cadeirinha, uso do celular, como atravessar a rua na faixa de pedestre (sempre com adulto responsável), não brincar em área urbana em via pública (sempre procurar parques), uso do capacete e do cinto de segurança, entre outras orientações pertinentes ao trânsito.