Instituto Guga Kuerten forma mais um grupo de Cuidadores Terapêuticos

A cerimônia de formatura aconteceu na noite do dia 21/09, no auditório do Tribunal de Contas do Estado

0
129
Curso Cuidadores - Crédito Fernando Wiladino

O Instituto Guga Kuerten, que nasceu com o intuito de cuidar da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade, também olha pelos cidadãos da melhor idade e dos que precisam de maiores cuidados. Pensando no aumento da expectativa de vida e nas adaptações do mundo para essa parcela da população, o IGK oferece, desde 2008, um curso que forma profissionais que são cada vez mais requisitados. É a Capacitação para Cuidadores Terapêuticos, que formou mais uma turma de profissionais, aptos para atuarem na área.

Uma noite para ficar na memória dos 64 formandos que realizaram o sonho de ter uma nova especialização. Esses profissionais agora podem oferecer suporte e acompanhamento para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que precisam de algum atendimento específico, seja por alguma doença, deficiência ou limitação física e sensorial. Atualmente, o IGK já soma 612 profissionais que realizaram o curso de Capacitação para Cuidadores Terapêuticos que é oferecido gratuitamente para a população.

A pessoa que necessita de cuidadores não precisa apenas de alguém que dê comida, banho e remédio nas horas certas. Os cuidadores terapêuticos são capacitados para atuar de forma humana e sensível. Os alunos do curso oferecido pelo IGK tornam-se aptos a entrar no mercado de trabalho, em seis meses de estudo.

O Instituto Guga Kuerten compreende que a trajetória das pessoas que precisam de cuidados muitas vezes é difícil e vai além de uma companhia. O cuidador terapêutico precisa ser um grande aliado na proteção do paciente e um elo importante na vida dessa pessoa. Por isso, o IGK desenvolveu o curso pensando na formação desse profissional, levando em conta as novas tecnologias do mundo atual e as melhorias na área da saúde.