Museu Histórico de São José inaugura Galeria em homenagem a Gilberto Gerlach nesta quarta (21)

Escritor, cinéfilo e engenheiro civil foi voz ativo na construção do cenário cultural e histórico do município de São José

0
76

O Museu Histórico de São José vai ganhar uma galeria dedicada a Gilberto Gerlach, personalidade josefense, escritor, cinéfilo e engenheiro civil. O espaço será aberto nesta quarta-feira (21) às 17h30min. A Galeria reúne acervo pessoal do cinéfilo como um antigo projetor de filmes, medalhas, registros da participação de Gilberto no Festival de Cannes e os livros históricos-regionais de sua autoria com participação de outros escritores da região.

A ideia da Fundação de Cultura e Turismo é valorizar a contribuição de Gilberto para com o município, eternizando seu nome e divulgando a riqueza de seu acervo na nova galeria. Gilberto nasceu em 19 de setembro de 1943, mas antes mesmo desta época já existia desde 1925 nas dependências do Theatro de São José o “Cine York”, que, em 1948, passou a ser chamado de “Cine Rajá”.

O primeiro contato de Gilberto com o cinema foi por meio do “Cine Clube”, fundado pelos padres jesuítas do Colégio Catarinense, onde era aluno. Em 1968, fundou o Cineclube Nossa Senhora do Desterro. Em 1979, Gilberto passa a compor o quadro de servidores da Fundação Catarinense de Cultura. Na década de 80, atuou junto ao governo do Estado na demolição do teatro/cinema. Como servidor, também foi responsável pela criação da sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) em 1984. Além disso, recriou a pedido da mãe, dona Ondina Schmidt um cinema próximo de casa, o antigo “Cine York”, que diferente dos demais priorizava o “cinema arte” em vez do formato comercial.

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome