Prefeitura, Ciee e CDL se unem para oferecer o PIT em Palhoça

Programa de Iniciação ao Trabalho iniciou na segunda-feira (19) e registrou 67 jovens inscritos

0
133

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura, com o envolvimento das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) de São José e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Palhoça, 67 jovens se inscreveram para participar do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT).

A capacitação teve início nesta segunda-feira (19) e vai até o dia 7 de outubro. As aulas são realizadas à tarde, na sede da CDL de Palhoça. Participam do curso jovens a partir de 14 anos de idade interessados em ingressar no mercado de trabalho. “Facilitar a transição entre a escola e o mercado de trabalho é um grande desafio e o Programa de Iniciação ao Trabalho vem realizar essa tarefa”, expressa o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

O PIT tem o objetivo preparar jovens para a vida profissional, principalmente os jovens socialmente vulneráveis. O programa é realizado em grupos, por meio de atividades que estimulam a convivência social e abordam questões relevantes à juventude.

Entre o conteúdo das aulas, os jovens aprendem a se comportar em entrevista de trabalho, a entender o mundo do trabalho, a se vestir adequadamente, a elaborar um currículo, entre outras capacitações.

“Nós sabemos como é difícil para a juventude encontrar trabalho, especialmente pela falta de experiência ou pela falta de qualificação, e nós precisamos estimular a realização de ações que consigam promover a inserção desses jovens no mercado de uma maneira segura. Participar de um programa como esse é transformador na vida do adolescente, porque muitas vezes é não só a porta de entrada, mas a perspectiva de permanência no mundo do trabalho”, reflete a secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt.

As empresas interessadas em apoiar a iniciativa, investindo na formação e abrindo suas portas para oportunidades de estágio e aprendizagem aos jovens participantes do PIT, podem entrar em contato com o Ciee e solicitar mais informações a respeito do programa: cieesc.org.br/site/contato.