Projeto realiza oficinas gratuitas sobre tipografia em Florianópolis nesta quinta e sexta

Encontros fazem parte da programação de lançamento de projeto "Livros sobre Livros de Cleber Teixeira"

0
49
Tina Merz na oficina de Cleber Teixeira - Divulgação

Nesta quinta (22) e sexta-feira (23), estão programadas duas oficinas sobre sobre tipografia ministradas pela artista gráfica Tina Merz. A atividade faz parte da programação de lançamento de “Livros sobre Livros de Cleber Teixeira”, projeto que apresenta pesquisa sobre legado do poeta, editor e tipógrafo Cleber Teixeira (1938-2013), criador da icônica Editora Noa Noa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.editoranoanoa.com.br/livros-sobre-livros.

O encontro-oficina Aquí se imprimen libros terá duas edições, uma na quinta e outra na sexta, entre 14h e 18h. Os participantes irão aprender sobre tipografia, composição manual e desenvolvimento de um projeto gráfico de livro. Na oficina serão utilizados livros da biblioteca, edições da Editora Noa Noa e, por meio de uma visita guiada pela oficina tipográfica, se abordará a história e a origem da tipografia; exposição de estilos, nomenclaturas, estruturas tipográficas e como se desenvolve a composição e projeto gráfico de um livro.

O encontro leva esse nome em homenagem a uma citação de Dom Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes, que está impressa em um bilhete localizado na porta da Editora Noa Noa.

Dennis Radünz apresenta palestra sobre poesia 

Nesta quinta, às 19h30,  também está agendada a palestra “Instrumentos do vento: Poesia”, com o premiado escritor e editor Dennis Radünz. Com uso dos livros autorais de Cleber Teixeira, o poeta e mestre em Literatura apresenta uma coleção de referências literárias que são evocadas (do poeta provençal da Idade Média Arnaut Daniel à Augusto de Campos), dispondo o imaginário literário do poeta-tipógrafo como um atlas tecido de citações, de um a outro texto, mundo a mundo. Cleber Teixeira é lido através das suas próprias referências.

Um tributo ao livro, à leitura e à escrita

O projeto “Livros sobre Livros de Cleber Teixeira”,  realizado pela escritora e artista Patrícia Galelli, pelo escritor e editor Dennis Radünz e pela designer gráfica Tina Merz, é um tributo à paixão por livros e à leitura e tem a chancela do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2020 – e apoio do Instituto Casa Cleber Teixeira. Os três pesquisadores se debruçaram na bibliografia rara e especializada do acervo deixado por Cleber Teixeira, editor reconhecido em todo país pela contribuição à produção literária e pelas edições artesanais de, entre outros, Augusto de Campos, José Paulo Paes e tantos autores catarinenses.

Além da pesquisa sobre arte tipográfica realizada por Tina Merz e do estudo sobre a cultura do livro e a paixão pela leitura feito por Patrícia Galelli, o projeto também mergulhou, a partir de um olhar minucioso do escritor Dennis Radünz, num lado pouco difundido de Cleber Teixeira, o da poesia autoral. O fruto desse trabalho estará disponível no site editoranoanoa.com.br. A página reúne textos e conteúdos sobre o acervo da biblioteca de Cleber.

Programação 

Quinta-feira, 22/9

14h às 18h | Oficina “Aquí se imprimen libros”, com Tina Merz (turma 01)

Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo site:  editoranoanoa.com.br/livros-sobre-livros.

19h30 | Palestra “Instrumentos do vento: Poesia”, com Dennis Radünz

Indicado para todas as idades. Inscrições gratuitas pelo site:  editoranoanoa.com.br/livros-sobre-livros.

Sexta-feira, 23/9

14h às 18h | Oficina “Aquí se imprimen libros”, com Tina Merz  (turma 02)

Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo site:  editoranoanoa.com.br/livros-sobre-livros.

Agende-se
Oficinas do projeto Livros sobre Livros de Cleber Teixeira
Quando: 22 e 23 de setembro

Onde:  Instituto Casa Cleber Teixeira, na Agronômica
Quanto: Gratuito

Informações e inscrições:  editoranoanoa.com.br/livros-sobre-livros

Deixe uma resposta

Faça um comentário:
Digite o seu nome