Secretaria de Assistência Social reforça a importância da “Carteira da Pessoa Idosa”

Documento proporciona benefícios e está disponível para idosos com idade a partir de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos

1
177
Smiling senior man portrait, face close up

A Carteira da Pessoa Idosa é um documento previsto pela Lei do Idoso e que proporciona benefícios como, por exemplo, a gratuidade de passagem intermunicipal/interestadual e/ou diminuição de 50% da passagem quando os assentos gratuitos estiverem ocupados. A Secretaria de Assistência Social reforça a importância do documento e ressalta que o processo de concessão da carteira exige um pedido prévio.

De acordo com o Estatuto do Idoso, regido pela Lei Nº10.741/2003, os sistemas de transporte coletivo interestadual, no modelo rodoviário, ferroviário ou aquaviário, devem observar a reserva de duas vagas gratuitas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos, e o desconto de no mínimo 50% no valor das passagens, para pessoas idosas que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior dois salários-mínimos.

No caso da passagem municipal é necessário a apresentação da identidade para os idosos com 65 anos ou mais, diferentemente do que ocorre com a Carteira da Pessoa Idosa, que é com 60 anos ou mais e não tem validade para a JOTUR, empresa que opera o sistema de transporte coletivo no município.

Como adquirir a carteira

Primeiramente, é necessário procurar o CRAS para realizar o Cadastro Único. Após o prazo de 45 dias deve solicitar a emissão do documento ou gerar no aplicativo/site da Carteira da Pessoa Idosa com acesso pela endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Caso o idoso encontre dificuldades no processo digital, basta procurar uma das unidades do CRAS no município que os profissionais irão auxiliá-lo no processos. Para maiores informações, basta entrar em contato com o Cadastro Único pelo telefone (48) 3242 3202, ramal 5940.

1 comentário

  1. On Holding A Speial Place: Grandmothers hold their grandchildren in a special place in their heart.
    – Catherine Pulsifer. 21. On Special Relationships: Nobody can do for little children what grandparents do.
    Grandparents sort of sprinkle stardust over the lives of
    little children. – Alex Haley.

Comments are closed.