Secretaria de Educação da Capital e UFSC lançam livro sobre infância

Evento ocorrerá em seminário nesta quinta-feira

0
261

Nesta quinta-feira (8), será lançado o livro “Infância e Educação do Corpo na obra de Portinari”, com a organização de Fábio Machado Pinto, Melissa Weber e André Costa no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade faz parte do seminário, em sua segunda edição, que leva o mesmo nome do livro.

A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC e o Projeto Portinari, dirigido por João Candido Portinari e Guilherme de Almeida.

O livro é resultado de uma série de encontros e ateliês de escritas entre professores da rede municipal de ensino de Florianópolis e professores e estudantes da Universidade Federal. Essa integração contemplou profissionais das escolas básicas municipais Beatriz de Souza Brito (Pantanal) e Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) e do Núcleo de Educação Infantil Campeche.

As reuniões visaram estudar, planejar e desenvolver atividades educativas sobre aspectos da obra de Candido Portinari que se relacionam com a infância, o corpo e a educação.

O secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, fala que o seminário reflete a materialização da parceria entre a secretaria de Educação, a universidade federal, as unidades educativas da rede e o projeto Portinari, com a finalidade de mobilizar a arte, a expressão do corpo e a ampliação da formação para todos os envolvidos. A versão física do livro que é lançada no evento evidencia essa articulação.

O seminário será realizado nesta quinta-feira das 8h às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Portal de Formação Continuada da SME:
https://www.sge8105.com.br/sigepe/frontend//wwpbaseobjects.seclogin.aspx
Os participantes receberão um certificado de 10 horas.

PROGRAMAÇÃO

Mesa de Abertura – 8h

Secretário Municipal de Educação
Maurício Fernandes Pereira

Diretora de Educação Infantil
Débora Raquel Schutz

Diretora de Ensino Fundamental
Raquel Regina Zmorzenski
Valduga Schöninger

Pró-Reitora de Graduação da UFSC
Dilciane Carraro

Coordenação de Educação Básica
George França

Secretária de Cultura e Arte da UFSC
Eliane Debus

Experiências Educativas:
Infância e Educação na Obra de Portinari
Fábio Machado Pinto (ESEF/UFPEL)

Projeto Portinari
João Cândido Portinari

9h – 12h

Apresentação Artístico Cultural
Rodrigo Cantos e Priscila Freitas (PMF)

Projeto Portinari
João Candido Portinari

Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari:
Experiências Educativas em Florianópolis
Fábio Machado Pinto (ESEF/UFPEL)

“Brotando Histórias: Pequenas Narrativas Para Tempos Inquietos
Felícia Fleck

13h – 17h

Apresentação Artístico-Cultural
Diogo André Nestor

Projeto Portinari: Arte e Educação
Guilherme de Almeida
(PAIDEIA/FE/ UNICAMP)

Apresentação Artístico-Cultural