Polo do EJA da Escola Básica Frei Damião realiza conselho de classe participativo

Além da equipe docente, encontro contou com a participação de representantes das turmas.

0
251

Buscando aplicar de forma prática o conceito de gestão democrática, o polo da EJA da Escola Básica Frei Damião realizou no final do mês de setembro o seu primeiro conselho de classe. Além do corpo docente, houve o conselho contou com a participação de representantes das turmas de alunos.

O objetivo foi possibilitar que todos os envolvidos no processo educacional fossem ouvidos. “Não podemos mais pensar que a avaliação é uma via de mão única, na qual somente o professor avalia os estudantes. Se o estudante também faz parte do processo, também deve participar do conselho de classe, que é parte do processo avaliativo”, ressaltou Lara Scherer, gestora do polo.

A coordenadora da EJA na rede municipal de ensino, Sandra Nogueira, comparece como representante da Secretaria de Educação e apoiou a iniciativa. Sandra afirmou que a participação de todos de forma planejada e organizada também é parte de uma alfabetização cidadã e que esse é um passo importante para que as pessoas sejam parte ativa e informada na tomada de decisões e na implementação de ações cuja finalidade é a melhoria da escola e do processo de aprendizagem.

As turmas de alfabetização do polo foram representadas pelo líder e vice-líder, eleitos em votação aberta e realizada na sala de aula. Sob a coordenação da gestora, os alunos realizaram um pré-conselho e pontuaram questões que julgaram importante registrar, tanto no aspecto estrutural quanto na parte pedagógica.