Secretaria Nacional da Pesca agenda visita a Palhoça

Comitiva vai vistoriar parques aquícolas do município para levantamento nacional

0
144

Com agenda prevista para a região da Grande Florianópolis esta semana, a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Brasil vai passar por Palhoça nos dias 19 e 20 de outubro, quarta e quinta-feira desta semana. Para receber e apresentar os parques aos visitantes, a Secretaria de Maricultura e Pesca de Palhoça já preparou o roteiro de apresentações e inspeções a serem feitas na cidade.

“Eles já vêm com local determinado para visitar, principalmente em se tratando de Palhoça, maior produtor nacional de mariscos e ostras. Estamos apresentando nosso formato de gestão, que tem deixado satisfeito tanto o produtor, quanto o setor público. A prévia do verão, temporada em que mais se consome os frutos do mar, exige as vistorias e nós entendemos a preocupação da Secretaria Nacional”, explicou o secretário de Maricultura e Pesca de Palhoça, Flávio Martins.

Seis em cada dez mexilhões consumidos no Brasil saem das terras palhocenses e todo processo de cultivo e colheita é acompanhado de perto pelas autoridades municipais. “Somos destaque na produção nacional, mas também é necessário reconhecer a responsabilidade sobre as vistorias bem feitas e o trabalho de acompanhamento em campo”, esclareceu o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Os profissionais que utilizam os mares do município para cultivar ostras, mariscos e demais mexilhões, estão com contratos novos providenciados com a atuação da Prefeitura do município. Além de renovar a cessão do uso da área delimitada no mar, os novos contratos também autorizam a produção de macroalgas no município. A expectativa é que os investimentos aumentem no setor, por conta da possibilidade de abertura de crédito rural, segurança jurídica e ampliação da produção.