Eduardo Freccia recebe prêmio de Prefeito Inovador 2022

Prefeitura de Palhoça é apresentada como case de sucesso durante o Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes.

0
148

O investimento em educação levou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, a conquistar o título de Prefeito Inovador 2022. A solenidade de premiação aconteceu nesta quinta-feira (17), durante a 5ª edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em
Balneário Camboriú. Palhoça também foi apresentada como case de sucesso aos participantes do evento, pela elogiada parceria público-privada (PPP) da iluminação pública, que transformou o município em referência nacional.

Para a seleção dos prefeitos inovadores do ano, foram considerados diversos fatores, entre eles, a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, com o intuito de melhorar a prestação de serviços e a qualidade de vida dos munícipes, bem como seu impacto no desenvolvimento socioeconômico. “Nós ficamos muito felizes com o reconhecimento ao nosso trabalho e à nossa proposta de utilizar a tecnologia não só como ferramenta de gestão, mas como guia para encontrar soluções que tragam desenvolvimento e qualidade de vida para a nossa cidade”, comemora o prefeito Eduardo.

O projeto que garantiu o título ao prefeito Eduardo Freccia, que é professor universitário, foi o Pacote Palhoça + Educação, lançado em abril. Com investimento em torno dos R$ 23 milhões, o pacote incluiu a aquisição de ferramentas tecnológicas voltadas para a educação, além da construção, ampliação ou reforma de escolas e creches. “Nós precisamos ter uma visão inovadora no que diz respeito ao investimento em educação. Ao mesmo tempo em que devemos investir para ampliar a oferta de vagas, nós precisamos qualificar o nosso processo de ensino e aprendizagem, para que nossos estudantes saiam dos bancos escolares preparados para a vida, preparados para enfrentar o mercado de
trabalho, com conhecimento e capacidade de resolução de problemas”, reflete o prefeito.

Eduardo Freccia defende que o desafio dos gestores em educação é estabelecer um diálogo cada vez mais próximo entre os estudantes e os conteúdos das disciplinas escolares. Na era da tecnologia, essa conversa precisa acontecer dentro de uma linguagem familiar para os jovens, a linguagem digital. Por isso, o Pacote Palhoça + Educação contempla o investimento em tecnologia.

Entre as aquisições na área tecnológica, estão dois carros educativos interativos, com tecnologia 3D, carrinhos itinerantes com notebook e acesso à internet, que podem ser utilizados em sala de aula. Também foram adquiridos equipamentos de datashow e tablets, além da atualização de outros equipamentos tecnológicos e a modernização do sistema de gestão escolar. O investimento destaca Palhoça como um dos municípios pioneiros do país na estruturação de aulas com equipamentos que utilizam tecnologia 3D na rede pública de ensino.

Palhoça: case de sucesso

O 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro de tecnologia para Prefeituras do estado, é uma realização da Rede Cidade Digital (RCD), com apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam).

O evento, que acontece no Centro de Eventos da Univali, em Balneário Camboriú, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), reúne prefeitos, gestores e servidores para tratar de inovações que melhorem a eficiência das administrações municipais, visando trazer agilidade no atendimento ao cidadão ao mesmo tempo em que propicia condições de
crescimento e desenvolvimento socioeconômico.

Como um dos objetivos do evento é oferecer aos participantes informações e conhecimento a respeito de soluções e alternativas implementadas por prefeituras com recursos digitais e tecnológicos, a Prefeitura de Palhoça foi convidada a apresentar aos participantes o
case de sucesso da PPP da iluminação pública.

A secretária adjunta de Administração em exercício, Aline Bittencourt Medeiros, foi convidada a falar aos participantes do congresso sobre as ações que a Prefeitura de Palhoça tem articulado para se transformar em uma cidade inteligente. “O objetivo é
apresentar quais são os projetos em que estamos trabalhando para nos tornarmos uma cidade inteligente, principalmente os projetos que estão sendo planejados junto com a PPP da iluminação pública”, revela Aline.

Com a parceria público-privada, a Prefeitura de Palhoça modernizou seu parque de iluminação pública, que hoje é 100% equipado com lâmpadas de LED, que duram mais, iluminam melhor e promovem uma economia de 60% no consumo de energia elétrica. Todo o parque é 100% controlado via telegestão, ou seja, de forma remota, via internet, em um centro de controle operacional.

Mas a PPP não se limita à iluminação; há toda uma variedade de projetos associados para a utilização de tecnologia para a promoção do bem-estar da população, que é o foco de uma “cidade inteligente”; uma cidade que permita convivências em espaços públicos bem estruturados e que facilite e agilize o atendimento às necessidades do cidadão. “Estamos buscando simplificação de processos, humanização do atendimento, eficiência dos serviços e recursos e transparência nas informações”, observa a secretária adjunta de Administração em exercício.

“No slogan que define a nossa gestão, nós defendemos que estamos trabalhando para construir o futuro da nossa cidade. Uma gestão de excelência não se resume ao período de mandato, ela deixa um legado, que vai impactar de forma positiva as gerações futuras. É isso que nós estamos fazendo, usando o que a tecnologia nos proporciona para construir um futuro melhor para todos nós”, finaliza o prefeito Eduardo.