Prefeitura de São José investe na capacitação de servidores públicos

Palestras reforçam comprometimento de melhor atender o cidadão

0
34

Daniel trouxe o tema “Mais Propósito, Mais Resultados: A Oportunidade de Fazermos o Nosso Melhor”. A palestra gira em torno de alcançar mais resultados, que são conquistados quando se tem propósitos claros, graças ao autoconhecimento adquirido. “Quando estamos em uma atividade simples, não conseguimos mais associar a consciência com o que fazemos. Quando tropeçamos em atividades operacionais tudo bem, mas o problema é quando não estamos cientes das nossas relações do dia a dia”, pontua.

Para solucionar o desafio, o palestrante afirmou que é o servidor deve saber que nem sempre o ofício será satisfatório; deve ser um facilitador na vida do contribuinte, diminuindo a burocracia, promovendo um bom atendimento, gostar de lidar com o público; enxergar além de prazos e rotinas, focar nos resultados; saber que o tempo é uma questão de organização de prioridades e ter como meta antecipar e saber resolver problemas.

AMBIENTE PROFISSIONAL

A palestrante Tatiana, por sua vez, abordou “A importância do Clima nas Organizações”, com o foco no líder para criar projetos e delegar funções, de acordo com a habilidade dos integrantes; em mudar as próprias atitudes do dia a dia para criar maior conexão com as pessoas.

Em suma, a especialista explicou que o “clima” é a percepção que as pessoas têm do ambiente de trabalho, ou do serviço que é prestado. Para fortalecer o espaço, instigou o público a refletir sobre propósitos do ingresso no serviço público: missão, visão e valores.

Sobre o evento, a secretária de Administração, Adriana Isolete de Souza, reforçou a importância da iniciativa. “Muitas vezes saímos de casa para trabalhar e não estamos bem naquele dia, mas se encontrarmos o nosso colega com um sorriso e um bom dia, tudo muda. E consequentemente, faremos o mesmo com aqueles que prestamos atendimento, com empatia”, afirmou.

Em sua fala o secretário da Casa Civil Luiz Fernando Verdine Salomon destacou o compromisso do colaborador em servir a comunidade: “O Município é o que atende diretamente o cidadão, nós temos que ter consciência que o cidadão que contribui com os seus esforços é o ente mais importante de uma administração. E por isso temos que atendê-los com respeito e qualidade”.