Educação foca na qualidade do ensino com Formação Continuada para os profissionais

Casa do Educador realizou mais de 18 mil atendimentos neste ano

0
64

A Casa do Educador, localizada no bairro Praia Comprida, oferece espaços planejados para a formação continuada, na busca pela capacitação e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. “O principal objetivo é o aperfeiçoamento de habilidades pedagógicas e desenvolvimento de novas competências para assim promover impactos positivos em toda a comunidade escolar”, destacou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

Os cursos ofertados são específicos nas áreas de conhecimento do currículo josefense, sendo contemplados os segmentos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Especial, do Enfrentamento e manejo das violências Infantojuvenis, bem como cursos na área tecnológica. A casa proporciona também serviço de acolhimento na modalidade de quick massage, espaço físico propício aos estudos e planejamentos vinculados a hora atividade dos educadores.

“A Casa do Educador é um espaço, que desde que foi criado, em 2014, tem o propósito de promover a valorização e o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos servidores do magistério da rede municipal de ensino. Portanto, tenho a certeza de que a Casa do Educador tem a participação na qualidade do trabalho dos nossos educadores e consequentemente no aprendizado dos alunos”, ressaltou a coordenadora da unidade, Cristiane do Nascimento Klingelfus.

Assuntos para aprimorar a prática pedagógica

Temáticas relevantes para os vários segmentos foram abordadas, a exemplo do Desenvolvimento da Linguagem na Educação Infantil. “No início desse nosso diálogo com os professores e professoras foi respondido um questionário para que pudéssemos trabalhar com os interesses dos grupos, formados pelas 39 unidades. Elegemos dez temáticas e buscamos os formadores correspondentes, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Com oito encontros ao longo do ano, nessa parceria resultou um e-book, com a intenção de socializar todas as temáticas desenvolvidas, que também poderão ser utilizadas nos grupos de estudos para o próximo ano”, contou a coordenadora do Setor de Educação Infantil, Márcia Figueredo Rizzaro.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Cláudia Muniz, relata que a Casa do Educador teve um ano muito movimentado, com vários grupos atuando diariamente e com formações expressivas para todos os segmentos e áreas do conhecimento. “Estamos aperfeiçoando, buscando formas de significar esses estudos para os professores, além do certificado, que também faz parte do critério para progressão funcional. São momentos únicos, onde acontecem também as trocas entre o que cada um trabalha em sala de aula, para que assim, possam levar mais conhecimento e aprimoramento para os alunos”, ponderou.

As atividades, programadas para o ano letivo na Casa do Educador, encerraram na semana passada com formação da Educação Física. O formador Heitor Luiz Furtado, Dr. em Educação Física, abordou as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como jogos, ginástica, lutas brincadeiras e jogos populares, incluindo as de matriz africana e indígena, dança e atividades de aventura. “Estávamos esperando por esses encontros, que servem para reolhar a nossa prática cotidiana e voltarmos para a escola mais motivados, com inquietações e vontade de fazer diferente. Todo o processo de formação é valido quando faz isso, inquieta o professor, e esse ano foi perfeito, todos os assuntos abordados, como os temas da BNCC para serem discutidos no grande grupo. O que mais me deixou contente foi perceber a qualidade dos professores que temos na rede, muito comprometidos com o que fazem, um trabalho de excelência dos professores de Educação Física em São José”, opinou a professora de Educação Física do Centro de Educação Infantil (CEI) Vera Lucia Medeiros, Fabiola Aguiar da Silva.