Recital do projeto “Camerata – Educando com Música” emociona o público no CIC

O projeto está sendo realizado por meio de convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) /Governo de Santa Catarina.

0
64
Fotos: Matheus Trindade

Com a participação de 60 crianças, o primeiro Recital do projeto “Camerata – Educando com Música”, da Camerata Florianópolis, foi realizado no Teatro Ademir Rosa (CIC), na tarde do último domingo e emocionou o público. O projeto está sendo realizado por meio de convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) /Governo de Santa Catarina.

O coordenador pedagógico do projeto, Maurício Souza, fala da importância desse momento em que as crianças vivenciam o dia a dia de uma orquestra profissional. “A ideia era fazer com que eles transitassem pelo camarim, sentissem a emoção de estar num teatro, num
palco e, principalmente, se sentissem valorizados pela dedicação que tiveram nos estudos”.

Maurício também descreve a emoção de ver os estudantes no teatro. “Fiquei muito feliz quando os vi no palco, ainda mais porque pude fazer a regência da orquestra. Eles prestaram muita atenção em cada comando, e o nervosismo do início foi sumindo ao longo do recital; no final já estavam bem à vontade”, comenta.

Além da apresentação da Camerata Encantada (orquestra do projeto), com músicas natalinas e infantis, os convidados puderam apreciar as apresentações de grupos de instrumentos – violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão –, e do Quinteto de Cordas formado por professores do projeto.

O projeto, que foi lançado em outubro deste ano, tem por objetivo oportunizar o estudo de música para crianças de escolas públicas da Capital. Esta foi a primeira apresentação – das 60 crianças participantes do projeto – realizada desde o início das aulas. A produção executiva do projeto é de Pablo Assi.