São José é destaque no esporte em 2022

Município se consolida nos Jogos Abertos de SC na terceira posição, tendo o Bolsa-Atleta como mola propulsora para desempenho dos que querem construir uma carreira

0
65

O esporte de São José cumpriu o dever de casa em 2022. Na 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), disputados em Rio do Sul, conquistou 114 medalhas e terminou na terceira na classificação geral, ficando atrás de potências consolidadas como Itajaí e Blumenau, primeiro e segundo lugares respectivamente.

A performance dos josefenses se deve aos investimentos do Município através de programas como o Bolsa Atleta, que garante recursos para que os esportistas se dediquem aos treinamentos, como também através do custeio de despesas como viagens para disputa de competições fora do estado e país. “Para muitos desses atletas, o Bolsa Atleta é um sonho e o meio vida. Porque eles querem chegar no nível de viver do esporte e o programa contribui para isso”, observa secretária de Segurança, Desenvolvimento Sustentável e Trânsito, Andréa Grando,

No retrospecto recente no JASC, o Município vem em curva ascendente. Saltou da 11ª posição em 2015 para a terceira posição em 2022. Foram 114 medalhas conquistadas contra 30 há sete anos. No quadro geral de troféus, São José ficou em 1º lugar com 10 ouro, duas pratas e dois bronzes. O ouro veio no atletismo feminino e masculino, handebol masculino, jiu-jitsu feminino, judô masculino e feminino, taekwondo masculino e feminino, vôlei de praia masculino e triathlon feminino no quadro de medalhas, o município ficou em 2º lugar com 48 ouros, 28 pratas e 38 bronzes.

Além das medalhas e dos troféus, São José entrou para a história do JASC quebrando um recorde de 2012 no lançamento de disco, com Wellington Cruz. Ainda nos 100 metros com barreira, a pentacampeã Micaela Rosa de Mello igualou seu próprio recorde do ano anterior.

A evolução dos atletas josefenses não se resume ao JASC. Alguns vêm representando o Brasil em competições internacionais e outros já estão em busca de uma vaga nas Olímpiadas 2024 Paris.