Delegação da Estônia apresenta em Florianópolis como catarinenses podem abrir empresas na Europa

Evento falará sobre internacionalização e processo de abertura de empresas no país de forma 100% remota

0
142

Uma delegação e equipes do projeto e-Residency da Estônia desembarcam em Florianópolis no dia 26 de janeiro para um meetup sobre como criar e manter empresas na Europa de forma 100% remota. O evento “Estônia, internacionalização sem limites” é realizado em parceria do Sebrae Santa Catarina, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Startup Estônia e o e-Residency, um registro digital criado pelo país europeu para permitir a abertura de empresas estrangeiras. O evento é gratuito e ocorrerá às 19h30min na sede do Sebrae SC. As inscrições já estão abertas. As vagas são limitadas.

De acordo com Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC do Sebrae, a iniciativa tem como objetivo tirar dúvidas sobre o processo de criação e manutenção dos negócios na Estônia. O evento é voltado a autônomos e fundadores de PMEs, startups e corporações que gostariam de fazer a internacionalização sem sair do Brasil. “Temos empreendimentos que poderiam atuar na Estônia e levar nossa expertise em tecnologia para a Europa. É uma forma de expandirmos nosso ecossistema e aprender com outros países”, explica Souza.

A Estônia, o país onde 99% dos serviços governamentais ocorrem integralmente online e com o maior número de unicórnios per capita na Europa, trouxe em 2021 o acesso a seu “CPF virtual” (e-Residency) ao Brasil. Desde então, atraiu mais de 1200 empresários brasileiros que se juntam a outros 100.000 empresários em todo o mundo.

Com o registro no e-Residente, é possível abrir e gerenciar uma empresa europeia remotamente, sem intermediários. Assim, estes e-Residentes têm um novo leque de oportunidades: a facilidade de investir e receber investimentos internacionais sem sair do Brasil; obter fundos a nível europeu; cooperar e contratar internacionalmente e testar novos mercados sem custos.

“A Estônia lidera toda a Europa quando se trata de criação de startups”, escreve Sifted, resumindo o relatório anterior de investimentos em capital de risco da Atomico, que diz que a Estônia levantou o maior número de investimentos per capita entre todos os países da Europa, com níveis de investimento de 3,6% do PIB em 2022.

“Há brasileiros no sucesso das startups estónias. Karen V. Ordones, e-Residente e fundadora da Tutor.Id levantou mais de 7 milhões de euros em 5 anos e Thomas Dobereiner, co-fundador da NOBE, não só abriu sua empresa estoniana em uma mesa de bar, como levantou 2 milhões de euros no primeiro ano” diz Taiz Coe, brasileira parte do governo estoniano e gestora de alguns setores do programa e-Residency.

Em 2022, o mercado de tecnologia passou por uma revisão e a Estônia está com US$ 1.056 investidos per capita, superando a média europeia de apenas US$ 140. Os concorrentes mais próximos do país são outros países nórdicos: Islândia ($543) e Suécia ($477).

 “É compreensível que pessoas se interessem por Portugal pela facilidade da língua, mas são incomparáveis os benefícios e agilidades da Estônia. É barato, rápido e o empresário tem a real direção de uma empresa global em mãos. A Estônia e suas organizações foi neste 2022, o país #1 em termos de investimento ao empreendedor e melhor regime tributário em toda a OECD por ter leis simples e sistema 100% transparente”, diz Taiz..

As startups da Estônia assinaram 61 acordos de financiamento por 1,2 bilhão de euros no primeiro semestre de 2022. Com base nos dados trimestrais do Conselho Fiscal e Aduaneiro da Estônia, as startups da Estônia geraram 1,5 bilhão de euros em faturamento no terceiro trimestre de 2022. O volume de negócios gerado pelas startups da Estônia constitui 1,8% do volume de negócios gerado pelas empresas da Estônia até agora em 2022 (86 bilhões de euros).

Serviço

Meetup  “Estônia, internacionalização sem limites

Quando:  26/1, 19h30min

Onde: Sebrae SC (Rod SC 401, KM 01, Parque Tecnológico  Alpha, João Paulo, Florianópolis).

Inscrições gratuitas: http://sebrae.sc/meetup-estonia

Vagas limitadas