Espirros, coriza e coceiras no nariz são alguns dos sintomas das alergias do Outono
-
Chegada da estação aumenta casos de alergias;
-
As doenças respiratórias são as mais comuns nessa época do ano;
-
Especialista traz dicas preventivas.
Com a mudança nas temperaturas, as quais estão mais amenas, o outono é considerado o período do ano propenso para a manifestação das crises respiratórias.
De acordo com especialistas, as crianças e os idosos normalmente são os mais afetados. Dados apontam que 30% da população brasileira possui algum tipo de reação alérgica, sendo a rinite, a bronquite e a asma predominantes nessa época do ano. “As mudanças climáticas facilitam a proliferação dos ácaros que são potentes desencadeadores de alergias”, comenta o médico otorrinolaringologista do Hospital Unimed, Dr. Guilherme Webster.
Além dos ácaros, os fungos e os pelos de animais são os principais desencadeadores das alergias respiratórias, que se manifestam por coceira e entupimento, coriza nasal e espirros, similares aos da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises.
O especialista orienta que seja evitado o contato desses desencadeadores, mantida a limpeza do ambiente e sejam retiradas as substâncias que possam facilitar a proliferação dos ácaros (como bichos de pelúcia no quarto das crianças). Recomenda-se também evitar ambientes fechados que possuem a aglomeração de pessoas. Em caso de crise, a indicação é procurar acompanhamento do médico.
Consultas online pela Telemedicina
Em casa, ou de onde estiver, clientes da Unimed Grande Florianópolis podem fazer uma consulta online com médicos via computador ou celular, sendo essa mais uma opção para promover atenção e cuidado aos pacientes. Para ter acesso a consultas online, basta acessar o site da Unimed Grande Florianópolis (www.unimedflorianopolis.com.br) ou baixar o aplicativo Cliente UGF e buscar por Telemedicina. Consultas com clínico geral e pediatra são algumas das facilidades, todos os dias da semana, 24 horas.