Quinto Constitucional: Lista Sêxtupla é entregue ao TJSC nesta sexta-feira (14)

A Lista Sêxtupla foi recebida pelo presidente do Poder Judiciário, João Henrique Blasi, das mãos da presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio

0
107

O documento com os seis nomes escolhidos pela advocacia para concorrer à vaga de desembargador(a) pelo Quinto Constitucional foi entregue, nesta sexta-feira (14), ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A Lista Sêxtupla foi recebida pelo presidente do Poder Judiciário, João Henrique Blasi, das mãos da presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.

A presidente estava acompanhada dos conselheiros estaduais Vanessa Barcelos e André Jannis; do presidente da Subseção de São José, Pedro Ferrari; do conselheiro da OAB São José, João Augusto Destri Pessoa; e do coordenador de relacionamento com a Justiça Estadual, Alexandre Evangelista.

A comitiva foi recebida por João Henrique Blasi; pelo desembargador Rubens Schulz, e pelo juiz de direito, Rafael Sandi.

De acordo com a presidente da OAB/SC, essa é a quinta vez na história que a advocacia catarinense pode escolher, de forma direta e on-line, os candidatos do Quinto Constitucional. “É importante reforçar que a nossa Comissão Eleitoral primou pela transparência de todo o processo democrático, do começo ao fim. Isso demonstra o quanto a Seccional catarinense preza pela lisura do certame”, declarou.

Formação da Lista Tríplice

Com a Lista Sêxtupla em mãos, cabe aos desembargadores integrantes do Tribunal Pleno do TJSC a formação de uma Lista Tríplice. Para isso, os candidatos passarão por uma nova sabatina conduzida pelo Tribunal Pleno (com data ainda a ser definida).

Assim como na sabatina realizada na Seccional, os seis candidatos serão chamados individualmente para uma apresentação de 15 minutos. Na sequência, responderão aos questionamentos da comissão integrada pelos desembargadores.

Após os desembargadores definirem os nomes, caberá ao chefe do Poder Executivo estadual escolher o novo desembargador.

Processo transparente, inclusivo e democrático

Antes da entrega oficial no TJSC, a lista foi homologada durante sessão extraordinária do Conselho Pleno da OAB/SC, realizada de forma virtual, na manhã desta sexta-feira (14).

A etapa sucedeu a consulta direta promovida pela OAB Santa Catarina, em 11 de julho, que contou com a participação recorde de 13.936 profissionais. Na mesma data, foi realizada a apuração dos votos, ocorrida no plenário da sede da OAB/SC.