Os bastidores da política estadual estão em polvorosa com uma possível mudança radical nos acordos com vistas à disputa pelo Governo do Estado em 2026. O governador Jorginho Mello (PL), que desde o início do ano passado falava abertamente em ter o MDB indicando seu vice de chapa, agora, poderá ter o prefeito de Joinville, Adriano Silva, do Novo, como seu companheiro de chapa. Inclusive o governador e Adriano devem ter nesta quinta (22) uma reunião na Capital do Estado.
A informação já começa ser tratada pela imprensa estadual, ainda sem confirmação oficial dos atores principais. Em Joinville, a imprensa inclusive noticiou que recentemente o partido Novo fez uma reunião ampliada para tratar do assunto. A ideia era discutir se Adriano disputaria o Governo do Estado em 2026 ou seria vice de Jorginho. A segunda opção teria sido a escolhida.
Mais que a vice de chapa, Jorginho também parece ter ajustado sua chapa na disputa ao Senado. Recentemente Carol de Toni (PL), que estaria de saída do PL, teria mudado de ideia. Essa decisão não foi por acaso. O governador pode ter batido o martelo em sua chapa do PL, com Carol e o filho de Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, numa chapa puro sangue do PL. Nesse caso, o rifado não foi o MDB, mas o PP do União Progressistas, que sonhava em indicar o senador Esperidião Amin, para a reeleição.
Nos próximos dias essas informações devem repercutir e muito no cenário político estadual. Ao que parece, se desenha uma chapa de busca pela reeleição de Jorginho, 100% perfilada à direita. O governador não ficou confortável em ter o MDB na vice, sendo que o partido pode indicar o vice de Lula, na reeleição presidencial. Mais que ajustar a chapa a uma única vertente eleitoral (a de direita), Jorginho joga para tentar matar a eleição em apenas um turno.
Quem assiste a tudo de camarote é o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) que segue com seu projeto de disputar o governo. Agora é esperar e ver o que fará o MDB: aceitará perder a indicação da vice e ficará no governo e dando base na Alesc ou buscará uma composição com Rodrigues ou formará um projeto para disputar o governo. 2026 inicia pegando fogo na política estadual.





