Um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do Brasil aporta em Florianópolis no dia 10 de outubro e traz para a Capital o espetáculo Ziraldo, o Mineiro Maluquinho. A montagem infantojuvenil do Grupo Tápias, do Rio de Janeiro, celebra a obra de Ziraldo (1932-2024), dando vida a personagens icônicos de maneira interativa e educativa. A apresentação é gratuita e será no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro. Ingressos podem ser reservados via Sympla.
Com texto original de Fernando Caruso, coreografias do Grupo Tápias e pesquisa realizada junto ao Instituto Ziraldo, o espetáculo conta com dez bailarinos, três músicos e dois cantores em uma montagem lúdica e interativa sobre a trajetória do cartunista mineiro Ziraldo, destacando personagens mais marcantes e momentos emblemáticos de sua vida e obra.
A encenação traz dramaturgia, músicas, arranjos, cenário, figurinos e adereços originais, inspirados no universo visual colorido e irreverente do artista Ziraldo. Projeções cênicas complementam a narrativa, criando um ambiente imersivo e sensorial.
Dança em Trânsito leva arte a mais de 30 cidades do Brasil
Maior a cada edição e com atividades que atualmente se estendem por praticamente o ano todo, o Dança em Trânsito 2025 começou a itinerância em 3 de julho e, desde então, vem percorrendo diversas cidades e distritos de Norte a Sul do País. No total, 30 companhias de Angola, Brasil, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Portugal se apresentarão em 33 municípios até o final de outubro.
Nesse período, são realizados espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança que incluem oficinas pontuais, residências de criação e de intercâmbio profissional com circulação dentro do festival, workshops com criação, formação e geração de emprego para professores multiplicadores e rodas de conversa.
Em Florianópolis, a programação será com o Grupo Tápias, do Rio de Janeiro. A companhia de dança é associada ao Dança em Trânsito desde as primeiras edições. Mantém um quadro estável de bailarinos estrangeiros e brasileiros e, ao longo dos anos, vem criando uma sólida base técnica, além de incessante pesquisa de linguagem própria.
O 23º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.
Agende-se
23º Dança em Trânsito apresenta: Ziraldo, o Mineiro Maluquinho
Quando: sexta, 10 de outubro, às 19h
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis
Gratuito
Ingressos podem ser reservados via Sympla