Hoje é terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura de Florianópolis notifica morador por descarte de esgoto em APP na...

Prefeitura de Florianópolis notifica morador por descarte de esgoto em APP na Lagoa da Conceição

A fiscalização determinou 10 dias para o cumprimento de correções na estrutura sanitária

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da ações da Blitz Sanear e da Visa (Vigilância Sanitária), notificou o proprietário de uma residência denunciada por despejo de esgoto em Área de Preservação Permanente (APP) e possível criação de focos de dengue. O teste do corante aplicado nas tubulações da edificação constatou que o encanamento da pia da cozinha do local possui ligação com o solo. A fiscalização determinou 10 dias para o cumprimento de correções na estrutura sanitária.

A vistoria ocorreu na rua Ruth Bastos de Oliveira, enquanto a Blitz Sanear e a Visa prestavam apoio à Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) numa nova rodada de inspeções na Lagoa da Conceição, coordenada pelas equipes do Trato Pela Lagoa. O robô Bizu, aparelho eletrônico que adentra galerias e tubulações submersas por controle remoto e óculos de realidade virtual, foi usado sob demanda das equipes da prefeitura em mais uma parceria do Grupo Sanear. A operação contou com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

No mesmo endereço, um terreno com três residências também passou por verificação. Foi analisada a situação do encanamento entre a caixa de inspeção e o poço de visitas com a rede pluvial, a fim de observar se havia deságue de fluidos em rios. O teste de corante e uma câmera endoscópica confirmaram a situação regular do local.

Na servidão das Palmeiras Nativas, uma denúncia de descarte de esgoto na rede pluvial levou o robô à uma nova vistoria interna. Sob demanda das equipes técnicas, ele foi utilizado para a realização de uma fiscalização em toda a extensão da rede que passa pela rua. Após a checagem pelas imagens transmitidas em tempo real, foi descartada a suspeita de contribuição de esgoto na tubulação.

Toda a ação foi coordenada pelas equipes da Casan, responsável pelo Trato Pela Lagoa, com apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Blitz Sanear e Visa.

Floripa Se Liga na Rede

As inspeções nas residências dos bairros Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé também percorreram a cidade. Oito casas foram analisadas, enquanto cinco apresentaram irregularidades, variando entre casos de ausência de caixa de gordura, ausência de caixa de inspeção, conexão parcial entre rede de esgoto sanitário e ausência de rede de esgoto sanitário.

Na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), quatro equipes seguem analisando as instalações de saneamento dos prédios do campus da Trindade. O trabalho na instituição começou no mês de março, mas não possui previsão para ser finalizado. Os resultados serão divulgados somente após o encerramento das atividades.

Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.

A Blitz Sanear e o Floripa Se Liga na Rede são programas realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa