A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, decretou prazo de 10 dias para extinção de um vazamento de esgoto a céu aberto com origem em um terreno privado no bairro Cacupé, no Norte da Ilha. O auto de intimação foi lavrado após o recebimento de uma denúncia na servidão Pedro Souza, onde há duas moradias instaladas. Na ocasião, o bairro João Paulo também foi visitado pela equipe de fiscalização. Além do terreno onde ocorreu a intimação, outras cinco edificações foram vistoriadas.
Durante as atividades, três construções foram analisadas na estrada Haroldo Soares Glavan, onde uma denúncia de descarte de esgoto em corpo hídrico foi atendida pela Blitz. O teste do corante foi realizado no condomínio suspeito e detectou uma contribuição ilegal de esgoto no fluxo de água. O caso foi repassado à Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis) para que as providências sejam aplicadas.
O segundo teste realizado em uma casa do endereço descartou suspeitas de despejo de esgoto incorreto no local. Após a aplicação do líquido vermelho, nenhuma irregularidade foi detectada na residência. Por fim, um segundo condomínio foi denunciado por suspeita de despejo de esgoto na rede pluvial. Agora, a Blitz Sanear prepara uma ação de retorno ao local junto da empresa responsável pela ETE (estação de tratamento) do residencial e equipe de coleta do Grupo Sanear.
Na rodovia João Paulo, um espaço comercial foi vistoriado por denúncia de esgoto a céu aberto. Ficou constatado que a fossa instalada em frente ao estabelecimento está extravasando, enquanto o local não possui nenhum ponto hidráulico. A Blitz Sanear já trabalha na autuação dos responsáveis.
Campeche e Itacorubi
A região do Campeche também esteve no roteiro de análises dos agentes municipais. Dos seis pontos vistoriados, apenas dois apresentaram irregularidades. A ASSESP/SC denunciou a chegada de esgoto residencial na sede da associação, oriundo de casas do entorno que apresentam vazamento. O responsável pelos imóveis que apresentaram irregularidades foi acionado e intimado pela Blitz.
Na travessa Sol e Lua, uma denúncia de esgoto vazando por tubulações de um muro também provocou uma nova vistoria. A reclamação pelo deságue foi registrada e o proprietário do imóvel será notificado para cessar a contribuição no endereço.
No Itacorubi, nove pontos foram fiscalizados, Cerca de oito testes de corante foram feitos, com quatro residências estando totalmente regulares. Duas ainda irão receber autuações por registro de fossa do imóvel com infiltração em bueiro e tanque contribuindo em boca de lobo da via pública, respectivamente. Na servidão José Antônio de Lima, não foi possível confirmar uma possível contribuição de extravasor de fossa em bueiro. A equipe já prepara uma ação de retorno para confirmar ou não o vazamento. Um dos condomínios vistoriados recebeu a equipe apenas para coleta de efluentes na ETE. O resultado ainda não está disponível.
A Blitz Sanear é mais um serviço realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Visa (Vigilância Sanitária Municipal), Floram e Casan.