O Jardim Botânico Municipal de São José, Max Hablitzel, está em festa. Nesta segunda-feira (14) completou oito anos de fundação. Com uma área de 160 mil metros quadrados de Mata Atlântica, está localizado no bairro Potecas. O exemplar integra o Sistema Nacional de Jardim Botânico junto com outros 25 empreendimentos semelhantes e foi o pioneiro no Estado de Santa Catarina a ser reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente.
Desde que foi inaugurado em 2015, recebe anualmente 1.200 alunos tanto da rede pública e particular, além de turistas da região. De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os visitantes têm acesso a um espaço didático-pedagógico, por meio do lazer contemplativo e educativo com uma área central de 2.321,40m² que abriga um prédio com 695,44m² com 20 salas, dois salões, sete banheiros, e espaço para museu e exposições. Possui uma estufa de plantas com 60m², trilhas ecológicas, e um anfiteatro ao ar livre.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 9h às 18h, com estacionamento gratuito. Mas, para ter acesso às visitas mediadas com os biólogos, os interessados devem fazer um agendamento pelo e-mail jardimbotanico@pmsj.sc.gov.br. As visitas guiadas acontecem de terça a quinta-feira.
O Jardim atualmente integra três áreas: a pesquisa, a conservação e a educação ambiental, contribuindo com a implementação da convenção sobre a diversidade biológica, em acordo com a Política Nacional de Biodiversidade. Como centro de educação ambiental buscam a formação e capacitação da comunidade para o uso sustentável das plantas.Outra curiosidade sobre o local é que a instituição tem uma das maiores coleções de sementes do estado.
Inclusão
Para atender todo o público, o Jardim Botânico de São José promove a inclusão social e acessibilidade, dispondo de um jardim sensorial com 44 canteiros, com 80 centímetros, ao longo do trajeto de 80 metros, possibilitando tanto cadeirantes, crianças, idosos e deficientes visuais à interação tátil e sensorial com as plantas. Possibilitando atividades que estimulam o paladar, tato, visão, audição e o olfato, oferecendo texturas, formas, cheiros, gostos, sons e cores.
A instalação também pode servir como ferramenta para a reabilitação em fisioterapia para o tratamento de vários distúrbios, tornando uma ferramenta de inclusão social.
De acordo com a superintendente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela dos Anjos, o Jardim Botânico de São José por ter tantas atribuições se torna um diferencial. “O Jardim Botânico é uma importante unidade de conservação de São José. É um espaço lindo, de fácil acesso e bem cuidado, oferecendo à sociedade a oportunidade de estar mais próxima à natureza. O Jardim botânico completou 8 anos, com uma história de preservação do Bioma Mata Atlântica e de serviços prestados à sociedade como um local de promoção da educação ambiental e de lazer”.