Hoje é segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioECONOMIAEncontro debate melhorias em programas de aberturas de empresas em São José

Encontro debate melhorias em programas de aberturas de empresas em São José

Secretaria da Receita apresenta ferramentas e esclarece dúvidas de contadores de ações

spot_img

Mais de 60 contadores participaram na tarde desta quinta-feira (21), na Prefeitura de São José, de um encontro denominado “Juntos por São José”, onde foram apresentados as principais ferramentas para modernização na abertura de empresa e esclarecimentos de informações técnicas que tornaram o Município um dos líderes do ranking estadual na atração de novos empreendimentos. Atualmente, as MEIs (Microempreendedor Individual) e atividades de baixo risco são abertas automaticamente, 24h por dia, e as de médio e alto risco estão em processo de automatização.

O secretário da Receita, Constâncio Krummel Maciel Neto, enalteceu a importância do encontro, por proporcionar esclarecimentos das ações desenvolvidas pela pasta em prol do desenvolvimento econômico e social do Município. Falou sobre o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) 2023, que iniciou neste mês e tem um prazo de 90 dias para os contribuintes de São José possam aderir e quitarem suas dívidas com IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços) e outras taxas municipais.

O PPI estabelece o abatimento em juros e multas pode chegar até a 100% se o contribuinte optar por sanar a dívida em pagamento em parcela única. Para aqueles que optarem por parcelar o pagamento, a redução será de 90% para até 3 parcelas, 80% para até 12 parcelas, 70% para até 24 parcelas e 60% para até 36 parcelas.

As parcelas serão fixas, mensais e sucessivas, com a primeira vencendo 15 dias após a adesão. Para quem preferir pagar de uma vez só, há um prazo de 30 dias. Caso o vencimento caia em feriado, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil. O valor mínimo de cada parcela será R$ 72,00, conforme determinado na Lei Complementar nº 21/2005.

“Estamos desenvolvendo, com os fiscais e técnicos da Secretaria, mudanças que facilitam a abertura de empresas, que já resultou em melhorias ranking estadual, estamos automatizando todo o nosso sistema para que nos tornemos um dos mais competitivos e tenhamos um menor tempo de abertura e fechamento de empresas do estado”, enfatizou.

A diretora de fiscalização tributária da Secretaria da Receita, Suellen Campos Leopoldo, salientou que além dos esclarecimentos sobre o PPI e dos processos de aberturas de empresas, foi apresentado aos contadores as ferramentas de automatização que vai facilitar a abertura de empresas. “Isso vai fazer com que a abertura de empresas seja automático em São José”

Ela observa que a intenção da Secretaria da Receita não é acabar com a burocracia, mas fazer com que ela seja automática, agilizando todos os procedimentos para que o Município tenha segurança dos registros necessários e de que da mesma forma todo o processo ocorra de forma célere.

Participaram do evento representantes do Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ameflo e CDL de São José e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa