A equipe da Fundação Educacional Municipal de São José (Fundesj) reuniu na segunda-feira (4), na Prefeitura, os idosos que estão inscritos para as próximas turmas do projeto Inclusão Digital. Quatro turmas estão programadas para começar em fevereiro e março de 2024 no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).
O objetivo do projeto é familiarizar as pessoas idosas com o uso de dispositivos móveis e plataformas de vídeo conferências para prover a autonomia e o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais na área de comunicação móvel digital. Desde 2022, mais de 100 pessoas já participaram do projeto no Cati e na Escola Profissional do Bela Vista.
A superintendente da Fundesj, Maria Helena Kruger, detalhou a formação. “Durante seis encontros semanais, os participantes terão atividades para aprender desde os conceitos básicos, como o que é um smartphone, até temas mais complexos, como segurança, uso de aplicativos e para o próximo ano inserimos também: inteligência artificial”.
Maria Gorete Juckes da Cunha, futura aluna, expressa entusiasmo. “Hoje, quando tenho alguma dificuldade, meu filho faz para mim. Eu não uso internet banking, uso pouco a localização pelo mapa; são funcionalidades que quero aprender”.
Mais novidades
Atenta às atualizações tecnológicas e aos interesses específicos da população, a Fundesj planeja abrir oficinas temáticas no Inclusão Digital para Todos, projeto que deve ser lançado em março. “Será uma oportunidade para os já certificados se manterem atualizados e também amplia ainda mais as oportunidades de aprendizado”, frisou a superintendente da Fundesj.
Outra novidade será a abertura do projeto Inclusão Digital nos bairros Forquilhinha e Barreiros. “Gradativamente, estamos ampliando os serviços on-line. Então, é importante oferecermos essa formação para os josefenses. É um projeto que facilita o acesso aos serviços digitais”, reforçou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.