Utilizada em eventos corporativos, shows e exposições artísticas, a projeção mapeada é a nova tendência de velórios na capital catarinense. A tecnologia está disponível na Capela Vaticano de Florianópolis e tem o intuito de transmitir experiências audiovisuais e sensoriais durante as cerimônias de despedida de entes queridos. Com o serviço, diz a empresa responsável, as pessoas podem se sentir em um ambiente diferenciado e relaxante.
Nuvens, campos de trigo, mar ou até mesmo o pôr do sol agora podem fazer parte dos velórios. Além de Florianópolis, o serviço também será lançado em breve no Crematório Vaticano de Balneário Camboriú.
O video mapping (como também é chamada a tecnologia) é um sistema audiovisual que consiste em projetar imagens em superfícies tridimensionais e, nas cerimônias da Vaticano, tem como objetivo ativar as memórias afetivas dos presentes.
A diretora da Vaticano, Mylena Cooper, conta que trazer para o setor funerário uma técnica na maioria das vezes utilizada para entretenimento é uma ação desafiadora. “Esse projeto foi estudado e muito bem pensado com carinho e respeito. Nossa proposta tem como objetivo oferecer a sensação de conforto e amparo às famílias enlutadas”. Ela explica que a projeção se adapta a qualquer formato ou espaço e vai reforçando as mensagens de acolhimento durante a cerimônia, tornando o momento da homenagem ainda mais especial, com experiências inesquecíveis e memoráveis.
Os cinco sentidos e o luto
Todos os serviços disponíveis nas cerimônias da Vaticano visam acolher a pessoa enlutada e são estrategicamente sincronizados para ativar os cinco sentidos dos presentes, assim como harmonizar pensamentos fragilizados e diminuir o estresse do momento de dor.
Alguns exemplos são:
- Para a visão, as luzes de leds que são utilizadas nas salas de velórios na cor azul;
- O paladar é ativado com comidas caseiras e confortáveis que transmitem acolhimento;
- O olfato é estimulado com óleos essenciais específicos para o luto;
- Já para o toque, sofás que parecem abraçar e ursos terapeutas de pelúcia para serem abraçados;
- E, para a audição, som ambiente nos blocos dos cemitérios e músicas específicas para os momentos mais importantes das cerimônias.
Além disso, a revoada de pombos brancos e a soltura de balões ao final das cerimônias têm estudos científicos por trás: ao olhar para cima para ver os pássaros voando ou os balões subindo aos céus, o globo ocular fica diretamente ligado ao nervo óptico relaxando o sistema nervoso. A rotação temporária do pescoço para acompanhar as voltas que os pombos dão no céu também ajudam no relaxamento.