Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROOperação Praga; Orvino oferece uma Secretaria pelo apoio de Silvinei Vasques e...

Operação Praga; Orvino oferece uma Secretaria pelo apoio de Silvinei Vasques e outras notas

Saiba mais sobre a operação Praga, que investiga supostas fraudes em licitações e teve alvos nesta segunda (30) em São José, Florianópolis e Biguaçu. Veja também sobre a estratégia do prefeito de São José que oferece para o ex-chefe da PRF o cargo em uma secretaria, que terá que ser criada, caso vença as eleições

Operação Praga

A Polícia Civil, por meio da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, deflagrou nesta segunda-feira (30) operação policial destinada a desmantelar um grupo criminoso formado para fraudar licitações e lavar dinheiro em diversos municípios catarinenses. Entre outros municípios, a ação teve alvos em São José e Florianópolis e Biguaçu.

Segundo a investigação, os agentes vêm, ao longo de anos, fraudando o caráter competitivo de diversas licitações/pregões cujo objeto é contratar serviços do ramo de desratização, dedetização e correlatos, além de realizar manobras de ocultação de seus patrimônios.

Nesta segunda, foram cumpridos mais de 50 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão nas cidades catarinenses de Joinville, Navegantes, Itapema, Lages, Florianópolis, Biguaçu, São José, Blumenau, Criciúma, São João Batista, Rio do Campo, Canoinhas, Pouso Redondo, Fraiburgo, bem como no Rio Grande do Sul (Victor Graeff, Nonoai e Ibirubá), Paraná (Curitiba, Matinhos, Fazenda Rio Grande e Pontal do Paraná) e  São Paulo (Capital).

Também houve o bloqueio judicial de cerca de 1 milhão de reais das contas dos investigados, bem como foram sequestrados 5 veículos de luxo.

Um cargo por apoio

Depois da patética ida a São Paulo para voltar para Santa Catarina no mesmo avião do ex-presidente Bolsonaro, o candidato a reeleição em São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD) ataca de novo com mais uma radicalização. Nesta segunda-feira (3) sua campanha anunciou que pretende dar um emprego para o ex-chefe da PRF, Silvinei Vasques. Agora está mais que explicando tanto empenho de Vasques em apoiar Orvino. Interesses são interesses.

Orvino oferecendo emprego na prefeitura, caso se reeleja, para Silvinei Vasques

Secretaria não existe

Orvino prometeu para Silvinei que vai empregá-lo na secretaria municipal de Projetos Especiais. O problema que de tão “importante” que é a tal pasta, ela foi extinta em 2017, ou seja, nem existe. Em outras palavras, Orvino, caso eleito, terá que enviar um projeto de lei pra Câmara, criando a nova secretaria, inchando ainda mais a máquina pública, para pagar a promessa para o aliado.

Sem lógica

Sempre bom lembrar que Vasques é investigado por usar a PRF para tentar interferir nas eleições de 2022, impedindo que eleitores pudessem acessar os locais de votação, especialmente no Nordeste. Ele foi solto em agosto pelo STF depois de quase um ano preso. Liberado, usa tornozeleira eletrônica. É o maior contrassenso que vejo nesta eleição. Alguém que, está sendo investigado por supostamente ter atuando contra o processo eleitoral, agora envolvido nele, inclusive, dando apoio político em troca de cargo público.

O vice mudou?

Interessante observar que Silvinei Vasques ganhou enorme exposição na campanha de Orvino nos últimos dias. Diria até que aparece nas peças de campanha, vídeos e redes sociais mais que o próprio vice de chapa, Michel Schlemper (MDB). Algum eleitor desavisado que for acompanhar a campanha só agora vai até achar que a chapa é Orvino e Vasques. Imagina-se que essa parceria será reeditada no governo também, caso vençam. Se assim for, Michel será escanteado!

Drone espião

Polícia Civil foi acionada para investigar o uso de um drone para xeretar o apartamento da candidata a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) em São José. Segundo informações, as investigações já sabem que há materialidade de autoria de que esse drone “cruzou as pontes”.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Encontro

O diretor de comunicação do CREA-SC, engenheiro Jackson Jarzynski, encontrou-se com o governador Jorginho Mello durante o evento de despedida do jornalista Moacir Pereira do jornalismo diário, na FIESC. Representando o presidente Kita Xavier, Jarzynski elogiou o trabalho do governador pelo desenvolvimento de Santa Catarina, que também incentiva a atuação dos profissionais do CREA-SC.

Ele destacou a parceria entre o CREA-SC e a Defesa Civil, que firmarão um termo de cooperação técnica nos próximos dias. Essa iniciativa inclui o Conselho no Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e permite o uso das plataformas de ensino da Defesa Civil e da UNICREA para capacitar engenheiros, agrônomos e geocientistas.

Para Jarzynski, a parceria com a Defesa Civil é um marco importante entre as instituições, pois une expertises para garantir mais segurança e eficiência nas ações de prevenção e resposta a emergências em Santa Catarina. “A diversidade de competências do CREA-SC, com seus mais de 77 mil profissionais está sempre à disposição do governo e da sociedade”, afirmou.

Engenheiro Jackson Jarzynski  com o governador Jorginho Mello no evento

Combate a desinformação eleitoral

Eleitores podem fazer denúncias diretamente Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral e buscar informações seguras na ferramenta `Fato ou Boato´. Ambas as iniciativas estão disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral na internet.

Com a aproximação das eleições municipais de 2024, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) reforça a importância de os eleitores denunciarem fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral. Para colaborar neste importante momento o MPSC apoia o uso de ferramentas como as desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral de combate à desinformação, dentre eles o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (SIADE) e a página ‘Fato ou Boato’. 

O SIADE possibilita que os eleitores façam denúncias no portal online da instituição. O objetivo da iniciativa é promover o protagonismo dos eleitores no enfrentamento da desinformação durante o período eleitoral. O link para acessar o SIADE está disponível aqui. https://www.tse.jus.br/eleicoes/sistema-de-alertas  

A queixa deve possuir algumas informações como a característica da mensagem, o tipo de conteúdo, se há relação com o sistema eleitoral e também o local em que foi encontrada. Ao realizar o alerta, o usuário deve indicar qual o tipo de denúncia, sendo elas: desinformação; discurso violento ou odioso; disparo em massa; grave perturbação do ambiente democrático; indício de comportamento inautêntico e vazamento de dados/incidente cibernético. 

O TSE é responsável por coletar os alertas e repassar para as plataformas digitais, que, por sua vez, avaliam se houve violação à legislação ou aos respectivos termos de uso. Os relatos recebidos ainda poderão ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades para adoção das medidas legais cabíveis. 

Fato ou Boato 

A página fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. A iniciativa integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que atualmente mobiliza mais de 70 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia. A página pode ser acessada aqui. https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/ 

Como identificar notícias falsas? 

– Fique atento à fonte da notícia 

– Leia o texto da matéria, não apenas o título 

– Preste atenção no endereço eletrônico da reportagem 

– Leia outras notícias do mesmo site e avalie a veracidade 

– Procure saber sobre o site que publicou a informação 

– Preocupe-se com o conteúdo de sites sensacionalistas 

– Leia com atenção e fique atento aos erros de ortografia 

– Confirme a notícia em outros sites 

– Cheque a data de publicação da reportagem 

– Confira a autoria do texto 

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa