No apagar das luzes de 2024 o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) enviou para a Câmara de Vereadores uma verdadeira bomba para os vereadores apreciar. Trata-se de uma proposta que, se aprovada, altera a Lei Complementar 21/2005 (Código Tributário Municipal) e prevê o aumento de 100% do valor cobrado através da taxa de lixo e de garagem dos contribuintes. O aumento atingirá o contribuinte, residencial, comercial, industrial e outros.
A medida, entre outras coisas, também dispensa que para os próximos anos o prefeito precise aprovar na Câmara futuros aumentos, podendo fazê-lo através de decreto.
O que gera preocupação da sociedade organizada é que a medida tem tudo para ser aprovada pela Câmara, onde o prefeito conta com ampla maioria. Poucos vereadores se posicionaram contrários ao aumento de imposto previsto pelo prefeito. Um deles foi o vereador Cryslan do Novo, que usou as suas redes sociais para criticar o projeto. Ele está reunindo assinaturas para elaborar um manifesto contra a medida.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Aumento de imposto em regime de urgância
O projeto do prefeito Orvino para aumentar em 100% a taxa de lixo (com cobrança já prevista para janeiro de 2025) foi enviado em regime de urgência. Isso faz com que a matéria praticamente vá direto para o plenário, sem passar pelas comissões técnicas necessárias. Ou seja, um projeto tão importante poderá ser aprovado sem o devido debate.
O problema é que o ano legislativo da Câmara de São José tem apenas mais quatro sessões ordinárias. Na semana que vem entra em pauta para aprovação duas matérias importantíssimas que ocuparão os vereadores que é o Orçamento e a LDO de 2025.
A expectativa é que essas leis ocupem essas quatro sessões. Ou seja, a Câmara terá que chamar sessão extraordinária para votar a proposta de aumento da taxa de lixo. Em outras palavras, os vereadores vão receber um extra pra aumentar o imposto do contribuinte.
Uma reunião foi realizada na Câmara nesta quinta-feira (5) para explicar para os vereadores o aumento da taxa de lixo e discutir a tramitação. O vereador Cryslan foi escolhido como relator da proposta e poderá indicar alterações no projeto. Ele continua reunindo assinaturas no seu manifesto para barrar a proposta. Acesse o manifesto aqui!
Fenaostra
Estive presente na abertura de mais uma edição da Fenaostra, realizada este ano novamente no CentroSul. Organização está impecável, sob o comando de Zena Becker, que fez as honras da casa na cerimônia de abertura, visto que o prefeito Topázio Neto não pode estar presente por ter outro compromisso inadiável.
Fenaostra (II)
A Fenaostra tem tudo para ser mais uma vez sucesso. A festa é especial por ligar a cidade às suas origens e especialmente oferecer ao mundo sua gastronomia, que é um de seus carros-chefes. Na abertura, também teve o lançamento do Carnaval 2025. Bela jogada da organização que ajudou a movimentar o primeiro dia do evento, que lotou o pavilhão principal do CentroSul.
Simbolismos
Muito simbolismo nessa operação que abalou o meio político da Capital nesta semana. Primeiro, o dia escolhido para a polícia ir à rua, na terça (3), exatamente o dia em que um dos detidos, o ex-secretário-adjunto de Assistência Social, Jeferson Melo receberia, numa indicação do vereador Guilherme Pereira (PSD), uma homenagem na Câmara ao lado de empreendedores da cidade por “seu espírito empreendedor e de liderança”. A sessão aconteceu à tarde, Jefe foi preso de manhã e é claro não compareceu para receber a honraria.
Simbolismos (II)
Outro detalhe que chamou a atenção dos observadores foi o nome da operação “Pecados Capitais”. Lembrando que a ação tem como foco investigar a suspeita de irregularidades de entidades sociais em contratos com a prefeitura para atender a população de rua em engrenagens públicas como o Restaurante Popular e abrigos. Entidades essas sob o comando de evangélicos. O outro preso, Marcos Ramos, inclusive é pastor. Que as investigações sigam e tudo seja esclarecido.
Novo secretariado
Caminha a passos de tartaruga a construção do novo secretariado do prefeito Topázio Neto (PSD). O governo está em compasso de espera aguardando a tramitação do pacote de reforma que foi enviado para o Legislativo. A esperança é que seja aprovado ainda neste ano, com o objetivo de já nomear o novo secretariado de acordo com a nova estrutura administrativa no início de janeiro.
Entre os dirigentes partidários o clima é de aguardo sobre as definições. O que se fala é que o prefeito Topázio Neto terá para sua livre nomeação 50% do secretariado. A outra metade será para distribuição entre os partidos coligados (PSD-PL-MDB-Republicanos) e os vereadores do União Brasil que o apoiaram. Uma divisão baseada na geografia das urnas.
Gemada na CCJ
Sinais emitidos pelos bastidores da política local indicam que a toda poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ficará para o PL. Quem figura bem para assumi-la é o vereador Gemada.
Deputado federal
Aliás, Gemada, que foi vereador mais votado na eleição recente de Florianópolis, com 6.968 votos, está sendo cotado para concorrer a deputado federal em 2026. Ele garante que isso nem passa pela sua cabeça. Tem compromisso de apoiar Daniel Freitas a federal e Carlos Humberto a estadual. Mas, caso exista dentro do partido o pensamento de que ele mais ajuda concorrendo que apoiando, Gemada garante que não foge da raia.
Marquito vai de Júlio
O deputado estadual Marquito (PSOL) confirmou a este colunista que vai de Júlio Garcia (PSD) na eleição da nova presidência da Assembleia Legislativa no início de janeiro próximo. “Dei minha palavra no acordo lá atrás (que elegeu Mauro de Nadal) e vou manter”, disse Marquito, mostrando que a palavra tem valor em política.
Deputado Cobalchini recebe prêmio Excelência Parlamentar
Se tem uma coisa que os 98.124 catarinenses que depositaram seu voto de confiança nas eleições de 2022 para eleger deputado federal, Valdir Cobalchini, não vão se arrepender, é da escolha. Por mais um ano o parlamentar fica entre os melhores políticos de Brasília.
E quem diz isso não é o “achismo” ou um desses prêmios picaretas que alguns políticos ou empresas compram para se promover. Quem referenda é o mais respeitado estudo técnico sobre o desempenho dos políticos, o Ranking dos Políticos (politicos.org.br), que é uma iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate a privilégios, desperdícios e corrupção.
O criterioso estudo colocou Cobalchini em 3º lugar entre os deputados federais de Santa Catarina e por isso nesta semana ele recebeu, em Brasília, o prêmio Excelência Parlamentar. O deputado caçadorense ficou atrás apenas de Carol De Toni (PL), que está em destaque neste ano ao presidir a poderosa Comissão de Constituição e Justiça e também de Gilson Marques (Novo) que sempre tem um bom desempenho em suas avaliações. Carol foi a 1ª e Marques o 2º.
O desempenho de Cobalchini também servirá de espelho dentro do seu partido, pois ele ficou em primeiro lugar sendo o melhor avaliado entre os 43 deputados da bancada do MDB e se colocou na 24ª posição entre todos os 513 deputados federais. Veja mais sobre a premiação clicando aqui.
Mais que a obrigação
O amigo leitor deve estar pensando, “mas o Cobalchini não fez mais que a obrigação”. Concordo! Mas nesses tempos da política onde uma lacrada na internet ou um discurso populista valem mais que defender pautas que realmente mudam a vida das pessoas, por mais antipopulares que as sejam, um político ser reconhecido por suas entregas e suas boas condutas merece ao menos algumas linhas positivas nos comentários políticos.
Que essa premiação sirva de alento para que o deputado mantenha-se firme focado no objetivo central da política que, basicamente, significa melhorar a vida das pessoas. Cobalchini fez “sua obrigação”, e fazer “sua obrigação” na política de hoje em dia é uma exceção.
CREA Summit 2024
O CREA Summit 2024, realizado no final de novembro em Balneário Camboriú, reunindo aproximadamente 2200 participantes, foi um sucesso, registrando um NPS (Net Promoter Score) de 87,5. Essa métrica, que varia de -100 a 100, mede a satisfação e lealdade dos participantes, destacando o quanto o evento foi bem recebido.
Outro destaque foi a expectativa de retorno financeiro, estimada em R$ 6,2 milhões, reforçando o evento como um espaço estratégico para conexões, negócios e desenvolvimento de projetos.
O presidente do CREA-SC, Kita Xavier, comemorou os resultados. “Essa nota é um grande indicador do sucesso e da relevância do trabalho realizado”, destacou.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9