O CLOC Brasil Tour encerrou o calendário 2024 em um super encontro em Florianópolis, realizado na sede da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, e que contou com apoio da e-Xyon – Tecnologia e Informação. A proposta do bate-papo, segundo Flávia Furlan, embaixadora do CLOC no Brasil, foi aproximar o público e trazer insights para os profissionais da área jurídica na implementação de Legal Operations (operações legais), seja em departamentos jurídicos ou escritórios de advocacia.
“O CLOC é uma comunidade global de especialistas com foco na redefinição dos negócios jurídicos. Nosso objetivo é incentivar e promover a inovação e uma melhor gestão jurídica, que trazem como benefício a simplificação de processos e, por consequência, um melhor desempenho e qualidade de vida para os advogados”, explica Flávia.
O primeiro painel falou sobre como transformar Controladoria em Legal Ops e contou com o relato dos profissionais: Marina Pellizer, do Núcleo Tributário e Aduaneiro da Menezes Niebuhr, Luiz Felipe Scholante, da Scholante Advocacia, e Raíssa Senra Benjamim, da Softplan. Cada um fez o relato de como foi a sua experiência na implementação da área de Legal Ops, compartilhando sobre os desafios e benefícios desse processo. Trazendo uma visão tanto dos escritórios quanto do cliente.
“A grande sacada para a transição da controladoria para o Legal Ops está em você olhar para as suas operações, olhar para as competências da mandala e avaliar o que é mais importante, o que você consegue oferecer de valor de maneira mais rápida para o escritório e para seu cliente.. Com a implementação da área ganhamos em organização e autonomia”, avalia Marina.
Já o segundo painel teve como temática o Legal Ops e work-life balance, sob o comando de Flávia Furlan, da Uber (EXT), Maria Isabel Lisboa Capella Roecker, da Cotesa Engenharia, e Guilherme Tocci, da Wellhub. O trio falou principalmente sobre qualidade de vida, desempenho e a necessidade de falarmos sobre saúde mental no setor jurídico, bem como sobre o impacto que Legal Ops pode ter no alcance do equilíbrio entre a vida pessoal e do trabalho.
“Os advogados precisam dessa atenção para ter uma melhor performance e qualidade de vida. É importante falarmos sobre as possibilidades do que pode ser feito para mudar a atual realidade, e aliviar o peso do dia a dia”, pontua Maria Isabel. Como exercício, ela trouxe a dinâmica de cada um pensar em três atividades que não precisam mais estar fazendo, e três que precisam ser implementadas e poderiam entrar no lugar.
Floripa já se tornou lugar cativo do CLOC Tour! Que venha mais em 2025!