Nova diretoria da Fampesc toma posse com participação da Ampe nos Conselhos Deliberativo e Fiscal
No ano de seu 40º aniversário, a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) empossou sua nova diretoria no dia 14, na sede da Ampe Blumenau. A ex-presidente Rosi Dedekind transmitiu o cargo para Pedro Gilmar Fank, que ocupou a vice-presidência da entidade nos últimos dois anos e foi presidente da Ampe Blumenau entre 2020 e 2022. O evento contou com o apoio do Sebrae e da Celesc.
Eleita no dia 7 de dezembro de 2024, a gestão 2025-2027 é composta ainda por Douglas José Junkes (1º vice-presidente), Neimar Zapalai (2º vice-presidente), Patricia Furlan Hille (diretora administrativa), Paulo Renato Oliveira Santos (diretor financeiro), Carlos Alberto Grão Velloso (diretor de comunicação).
Também foram empossados os representantes da Ampe Metropolitana na nova direção: o presidente Ivam Michaltchuk no Conselho Fiscal, o diretor jurídico Ronaldo Leal no Conselho Deliberativo (titular) e o diretor-secretário Silvio Marcolongo na suplência do Conselho Deliberativo. Após o ato de posse, a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo elegeu Rosi Dedekind para a presidência e Ronaldo Leal como vice-presidente deste órgão, que é composto por representantes das associações do Sistema Fampesc, pelos três últimos presidentes, além de integrantes do Sebrae e do governo do Estado.

“Vamos continuar fortalecendo a Fampesc, levando nossos exemplos de experiências exitosas para a capacitação dos empreendedores, criação de núcleos setoriais e elaboração de políticas públicas que realmente melhorem o desempenho dos pequenos negócios, entre outras ações”, ressaltou Ivam Michaltchuk, presidente da Ampe Metropolitana.
Rosi Dedekind fez um balanço positivo de sua gestão, destacando a contribuição para o Pronampe Nacional, Pronampe Estadual e o Pronampe Mulher. “Para nossa alegria, o governo estadual lançou o Pronampe 2025, que com mais de R$ 500 milhões disponíveis é uma injeção de ânimo para o grande empresário de micro e pequena empresa”.
CONTINUIDADE
“Vamos dar continuidade às ações que a Fampesc desenvolve há 40 anos, lembrando que o movimento de associativismo das micro e pequenas empresas iniciou em março de 1984, exatamente aqui em Blumenau. Logo outros municípios de Santa Catarina e do país aderiram a essa organização fundamental para o segmento. Somos, portanto, pioneiros em nível nacional”, enfatizou Pedro Gilmar Fank.
O novo presidente da Fampesc disse que “a entidade, em parceria com o Sebrae, irá atuar fortemente junto às associações empresariais para o fortalecimento dos núcleos setoriais, na gestão empresarial com capacitação de lideranças, nas áreas de vendas e RH, além de realizar consultorias, objetivando o aumento da produtividade das empresas e da melhoria das equipes de trabalho”. O maior acesso ao mercado através de intercâmbios e missões empresariais também está entre as metas da nova gestão.
“Santa Catarina é um Estado muito dinâmico, com muita diversidade na sua economia, tendo desde as micro e pequenas empresas até as grandes indústrias e redes de atacado e varejo, com todas elas atuando conjuntamente. As pequenas empresas precisam e dependem das grandes, da mesma forma as grandes empresas dependem e precisam das pequenas, com fornecimento de produtos, serviços, conhecimento e tecnologia”, observou Pedro Gilmar Fank. “A questão para os grandes empresários e empresárias de micro e pequenas empresas não é empreender, mas sim estar sozinho. Por isso, é para ficarmos mais fortes, é fundamental estar associado a uma Ampe”, concluiu.
Em Santa Catarina, de acordo com dados do Sebrae, os pequenos negócios representam 93% das empresas formalizadas e respondem por 42% do PIB do Estado. Entre MEIs, micro e pequenas empresas, são mais de um milhão de empreendedores, que geram 49% dos empregos formais.
Plataforma Contrata+Brasil conecta MEIs com compradores públicos

O governo Federal lançou no último dia 11 a plataforma Contrata+Brasil, uma ferramenta inovadora que simplifica a contratação direta de MEIs para execução de pequenos serviços para órgãos públicos, como prefeituras, estados, Governo Federal e seus órgãos.
A Ampe Metropolitana destaca a importância da nova plataforma e estimula os MEIs e os órgãos públicos estaduais e municipais para que façam seu cadastro, ampliando a possibilidade de ampliação do mercado para este importante segmento dos pequenos negócios.
Acesse aqui o Contrata+Brasil: gov.br/contratamaisbrasil/
——- CURTAS ——-
NÚCLEO JURÍDICO – A primeira capacitação de 2025 do Núcleo Jurídico da Ampe Metropolitana foi realizada no dia 13 de fevereiro e contou com a expertise de Laercio Santos, Diretor Regional da Napoleon Hill Foundation e Instrutor MasterMind®️ Florianópolis, que abordou a questão dos perfis comportamentais. Foi um momento de aprendizado e troca, fortalecendo habilidades essenciais para a prática jurídica.

COMDES – A Ampe Metropolitana participou da primeira reunião ordinária do COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, na sexta-feira (14). Na pauta, temas como recursos hídricos, energias renováveis, mobilidade, turismo, saneamento básico e outros, através de seus grupos de trabalho, que representam 35 entidades da região, entre elas a Ampe.

