Hoje é sábado, 22 de fevereiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 15 de fevereiro de 2025
Publicidade

Coluna da AMPE edição de 15 de fevereiro de 2025

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o Portal Informe Floripa Floripa

spot_img

Nova diretoria da Fampesc toma posse com participação da Ampe nos Conselhos Deliberativo e Fiscal

No ano de seu 40º aniversário, a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) empossou sua nova diretoria no dia 14, na sede da Ampe Blumenau. A ex-presidente Rosi Dedekind transmitiu o cargo para Pedro Gilmar Fank, que ocupou a vice-presidência da entidade nos últimos dois anos e foi presidente da Ampe Blumenau entre 2020 e 2022. O evento contou com o apoio do Sebrae e da Celesc.

Eleita no dia 7 de dezembro de 2024, a gestão 2025-2027 é composta ainda por Douglas José Junkes (1º vice-presidente), Neimar Zapalai (2º vice-presidente), Patricia Furlan Hille (diretora administrativa), Paulo Renato Oliveira Santos (diretor financeiro), Carlos Alberto Grão Velloso (diretor de comunicação).

Também foram empossados os representantes da Ampe Metropolitana na nova direção: o presidente Ivam Michaltchuk no Conselho Fiscal, o diretor jurídico Ronaldo Leal no Conselho Deliberativo (titular) e o diretor-secretário Silvio Marcolongo na suplência do Conselho Deliberativo. Após o ato de posse, a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo elegeu Rosi Dedekind para a presidência e Ronaldo Leal como vice-presidente deste órgão, que é composto por representantes das associações do Sistema Fampesc, pelos três últimos presidentes, além de integrantes do Sebrae e do governo do Estado.

Reunião do novo Conselho Deliberativo elegeu Rosi Dedekind para presidência e o diretor jurídico da Ampe, Ronaldo Leal, para vice-presidência

“Vamos continuar fortalecendo a Fampesc, levando nossos exemplos de experiências exitosas para a capacitação dos empreendedores, criação de núcleos setoriais e elaboração de políticas públicas que realmente melhorem o desempenho dos pequenos negócios, entre outras ações”, ressaltou Ivam Michaltchuk, presidente da Ampe Metropolitana. 

Rosi Dedekind fez um balanço positivo de sua gestão, destacando a contribuição para o Pronampe Nacional, Pronampe Estadual e o Pronampe Mulher. “Para nossa alegria, o governo estadual lançou o Pronampe 2025, que com mais de R$ 500 milhões disponíveis é uma injeção de ânimo para o grande empresário de micro e pequena empresa”.

CONTINUIDADE

“Vamos dar continuidade às ações que a Fampesc desenvolve há 40 anos, lembrando que o movimento de associativismo das micro e pequenas empresas iniciou em março de 1984, exatamente aqui em Blumenau. Logo outros municípios de Santa Catarina e do país aderiram a essa organização fundamental para o segmento. Somos, portanto, pioneiros em nível nacional”, enfatizou Pedro Gilmar Fank.

O novo presidente da Fampesc disse que “a entidade, em parceria com o Sebrae, irá atuar fortemente junto às associações empresariais para o fortalecimento dos núcleos setoriais, na gestão empresarial com capacitação de lideranças, nas áreas de vendas e RH, além de realizar consultorias, objetivando o aumento da produtividade das empresas e da melhoria das equipes de trabalho”. O maior acesso ao mercado através de intercâmbios e missões empresariais também está entre as metas da nova gestão.

“Santa Catarina é um Estado muito dinâmico, com muita diversidade na sua economia, tendo desde as micro e pequenas empresas até as grandes indústrias e redes de atacado e varejo, com todas elas atuando conjuntamente. As pequenas empresas precisam e dependem das grandes, da mesma forma as grandes empresas dependem e precisam das pequenas, com fornecimento de produtos, serviços, conhecimento e tecnologia”, observou Pedro Gilmar Fank. “A questão para os grandes empresários e empresárias de micro e pequenas empresas não é empreender, mas sim estar sozinho. Por isso, é para ficarmos mais fortes, é fundamental estar associado a uma Ampe”, concluiu.

Em Santa Catarina, de acordo com dados do Sebrae, os pequenos negócios representam 93% das empresas formalizadas e respondem por 42% do PIB do Estado. Entre MEIs, micro e pequenas empresas, são mais de um milhão de empreendedores, que geram 49% dos empregos formais.

Plataforma Contrata+Brasil conecta MEIs com compradores públicos

O governo Federal lançou no último dia 11 a plataforma Contrata+Brasil, uma ferramenta inovadora que simplifica a contratação direta de MEIs para execução de pequenos serviços para órgãos públicos, como prefeituras, estados, Governo Federal e seus órgãos.

A Ampe Metropolitana destaca a importância da nova plataforma e estimula os MEIs e os órgãos públicos estaduais e municipais para que façam seu cadastro, ampliando a possibilidade de ampliação do mercado para este importante segmento dos pequenos negócios.

Acesse aqui o Contrata+Brasil: gov.br/contratamaisbrasil/

——- CURTAS ——-

NÚCLEO JURÍDICO – A primeira capacitação de 2025 do Núcleo Jurídico da Ampe Metropolitana foi realizada no dia 13 de fevereiro e contou com a expertise de Laercio Santos, Diretor Regional da Napoleon Hill Foundation e Instrutor MasterMind®️ Florianópolis, que abordou a questão dos perfis comportamentais. Foi um momento de aprendizado e troca, fortalecendo habilidades essenciais para a prática jurídica.

Núcleo Jurídico

COMDES – A Ampe Metropolitana participou da primeira reunião ordinária do COMDES  –  Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, na sexta-feira (14). Na pauta, temas como recursos hídricos, energias renováveis, mobilidade, turismo, saneamento básico e outros, através de seus grupos de trabalho, que representam 35 entidades da região, entre elas a Ampe.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa