spot_img
Hoje é quinta-feira, 24 de abril de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José reforça vacinação contra a gripe com aumento de doenças respiratórias

São José reforça vacinação contra a gripe com aumento de doenças respiratórias

Para se vacinar, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima com documento com foto e carteira de vacinação

spot_img

Com aumento dos casos de doenças respiratórias no outono, a Prefeitura de São José faz um novo alerta para que pais e responsáveis busquem alguma das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município para a imunização. A campanha para os grupos prioritários iniciou em 7 de abril, e mais de 10 mil doses foram aplicadas no período. A campanha tem foco nos grupos prioritários, que inclui crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, idosos (acima de 60 anos), pessoas com comorbidades, entre outros.

“É fundamental que os grupos prioritários busquem as UBSs o quanto antes. A vacina leva de duas a três semanas para garantir a proteção, por isso, quanto antes ela for feita, melhor para a prevenção”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna.

Com os atendimentos por síndromes respiratórias aumentando em hospitais da região, inclusive com casos graves, o alerta se intensifica: a imunização é a forma mais eficaz de evitar complicações da gripe, internações e até óbitos. A vacina trivalente, oferecida gratuitamente pelo SUS, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.

Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Para se vacinar, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima com documento com foto e carteira de vacinação (se houver). A vacinação segue enquanto durarem os estoques.

A partir de 12 de maio, a imunização será ampliada para o público em geral. A vacina não causa gripe e pode ser aplicada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Grupos prioritários:

Trabalhadores da saúde

Pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais

Professores do ensino básico e superior

Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas

Povos indígenas e quilombolas

Profissionais que atuam nos correios

Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo

Pessoas com deficiência permanente

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa