A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, colocou em funcionamento, na manhã desta segunda-feira (30), novas 120 vagas de estacionamento para motocicletas na região central da Capital. A criação atende uma demanda histórica, com foco principalmente na utilização por trabalhadores deste modal, como os entregadores por aplicativo.
Os espaços viários readequados para esse uso ficam em pontos sensíveis à demanda, perto do Centro Histórico e de vias comerciais consolidadas, a exemplo da Felipe Schmidt e Tenente Silveira. As vagas serão do tipo vaga rápida, com permanência máxima de 30 minutos, permitindo uma maior rotação no uso, considerando as necessidades do público a ser atendido.
“Essa é uma medida relativamente simples do ponto de vista de custos, mas que traz um impacto significativo para quem precisa desse espaço. Agora o trabalhador vai conseguir desempenhar suas atividades conseguindo deixar sua moto de forma adequada na área determinada, sem atrapalhar os demais usos da via”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.
A implementação será acompanhada pela Secretaria e o uso fiscalizado pela Guarda Municipal, principalmente nestes primeiros dias, em que a dinâmica é conhecida pelos usuários na região. A presença das equipes tem como objetivo garantir o cumprimento das normas de circulação e preservar a segurança viária. O local já conta com sinalização adequada. Motoristas que forem flagrados descumprindo as determinações poderão ser autuados e receber multa, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.