spot_img
Hoje é quinta-feira, 3 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioNOTÍCIACâmara de São José recebe Executivo para esclarecimentos sobre iluminação e segurança

Câmara de São José recebe Executivo para esclarecimentos sobre iluminação e segurança

Parte das luminárias serão substituídas por LED, informou secretário adjunto de governo

spot_img

Na tarde desta quarta-feira, 02, a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de São José recebeu o secretário adjunto de governo, Bruno Gabriel Mello Machado, para responder questões acerca da iluminação em pontos da cidade.

Inicialmente, ele destacou que sua pasta faz a intermediação com a empresa Quantum para a realização dos serviços de manutenção, como trocar lâmpadas queimadas e obras de infraestrutura. A primeira deve ser cumprida em até 48 horas, já a segunda pode levar até um mês conforme estabelecido em contrato.

Coube ao presidente da Comissão, vereador Adair Tessari, destacar a importância da iluminação pública para ajudar na segurança, coibindo atos de vandalismo, roubos, furtos que são facilitados onde há escuridão. O parlamentar também solicitou ao representante do Executivo um mapeamento dos locais onde a iluminação está mais precária.

Em seguida, o vereador Alexandre Cidade citou novamente diversos trechos escuros e questionou se o valor arrecadado com a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), em torno de R$ 50 milhões, poderia ser usado na implementação de tecnologia na área da segurança, bem como na aquisição de câmeras para auxiliar na manutenção de praças. No entanto, o secretário adjunto Bruno Machado ressaltou que tal contribuição faz parte da área de planejamento, enquanto o vereador Sanderson de Jesus indagou sobre a constitucionalidade do ato.

Sanderson ainda propôs o fechamento de praças após um determinado horário a fim de evitar vandalismo especialmente no período noturno. “Os equipamentos são quebrados, danificados”, justificou, ainda apontando necessidade de maior iluminação e controle na Beira-Mar. “A cidade é um organismo vivo e nós precisamos enfrentar estas e outras questões”, finalizou.

Por fim, o secretário adjunto informou a troca de parte das atuais lâmpadas convencionais por LED, algo em torno de 26.500 luminárias.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa