A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) participa pelo segundo ano consecutivo do 55º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, maior festival de música clássica da América Latina. As apresentações ocorrerão no dia 31 de julho, às 19h, na Estação Motiva Cultural, o novo espaço de concertos da Sala São Paulo; e no dia 1º de agosto, às 20h30, no palco do Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão, sempre com entrada franca.
A versão inédita em cinco movimentos da “Arte da Fuga”, de J. S. Bach, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, proporcionará um momento único da escuta de uma obra que raramente é executada em concertos, principalmente na versão orquestral. A obra ganha nova vida em arranjo concebido pelo próprio Minczuk, intensificando a relação entre tradição barroca e sonoridade orquestral contemporânea.
Também haverá um diálogo com o piano na Fantasia Brasileira nº 3, de Francisco Mignone, com solos do pianista catarinense Pablo Rossi, reforçando a presença da música brasileira no palco internacional. O encerramento será com Serenata em Dó Maior de Tchaikovsky, que celebra o romantismo europeu.
“Levar nossa formação de cordas pelo segundo ano consecutivo a este palco tão prestigiado confirma a maturidade e o compromisso da Orquestra Filarmônica Catarinense na difusão da música clássica, com excelência e sustentabilidade, representando Santa Catarina no cenário nacional. Essa presença é reconhecimento da excelência artística catarinense, tanto no plano técnico como no artístico”, comenta o diretor artístico, Pablo Rossi.