A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, deu início nesta segunda-feira (28) a uma nova fase da Operação Saturação. Desta vez, o foco está na revitalização do trecho sob o viaduto que marca a divisa entre Florianópolis e São José, na comunidade Chico Mendes, região do Monte Cristo.
Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação integrada soma esforços para transformar espaços públicos subutilizados por meio do paisagismo com espécies brasileiras. Estão sendo plantadas no local 3 mil mudas de vedélia e 380 mudas de Bougainville nas cores rosa e vermelha.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, essa nova etapa da Operação Saturação, nasceu do desejo de transformar paisagens urbanas e promover pertencimento. “Queremos que esses novos espaços floridos se tornem pontos de lazer e orgulho para os moradores. Ao trazer vida para áreas antes degradadas, promovemos ocupação urbana consciente e fortalecemos o vínculo das pessoas com o seu entorno”, afirma.
A ação de plantio conta com o apoio de agentes da Floram e voluntários da ACIF, e deve ser concluída nas próximas semanas, respeitando o tempo necessário para a preparação do solo e o plantio adequado das espécies.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Alexandre Waltrick, a proposta é inovadora ao aliar urbanismo e valorização da biodiversidade. “Estamos iniciando o trabalho em um local que demanda muita atenção, e depois queremos ir para outros espaços. A beleza e a vitalidade das plantas atuam como catalisadoras da ocupação positiva, incentivando a convivência e o sentimento de pertencimento”, explica.
Um mês de Operação Saturação traz resultados expressivos a comunidade
Um mês após o início da Operação Saturação, coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, já é possível observar mudanças significativas sob o viaduto da comunidade Chico Mendes que antes era ocupada irregularmente por pessoas em situação de rua e usuários de entorpecentes. Com atuação ostensiva, a operação buscou desarticular essas práticas e promover a recuperação do espaço urbano.
Como parte do processo de revitalização, a Secretaria Municipal do Continente executou uma grande força-tarefa de limpeza e manutenção no local. Equipes de roçagem, pintura e limpeza urbana atuaram de forma integrada para requalificar completamente a área.
A iniciativa também contou com o apoio de apenados do sistema prisional, que participaram ativamente das ações de manutenção urbana. A presença desses reeducandos reforça o papel das políticas públicas de reintegração social, que oferecem oportunidades de ressocialização ao mesmo tempo em que colaboram diretamente com a melhoria dos espaços públicos.

Para garantir a preservação da área recuperada, o local passou a contar com reforço na fiscalização por meio de câmeras de monitoramento. Três novos equipamentos de alta definição (HD) foram instalados na região do viaduto, cobrindo áreas comerciais estratégicas e pontos de grande circulação de pessoas e veículos.
O objetivo é ampliar a segurança, melhorar o monitoramento do trânsito e coibir práticas como o descarte irregular de lixo em vias públicas. Todo o sistema funciona 24 horas por dia, com imagens acompanhadas em tempo real pela Guarda Municipal de Florianópolis, garantindo resposta rápida a qualquer ocorrência.