O engenheiro aposentado da prefeitura de Florianópolis, Moacir da Silva, 61 anos, será o novo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano da Capital. Atualmente responde pela pasta o coronel Araújo Gomes, que será transferido para a Controladoria Geral do Município, com a saída de Rodrigo de Bona, auditor de carreira da União que retomará suas atividades na esfera federal.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira (31) pelo secretário da Casa Civil, Thiago Oliveira. A expectativa que sua nomeação saia no diário oficial desta quinta. Sua posse ainda não tem data definida para ser oficializada, mas há conversas avançadas para que aconteça na segunda-feira (4).
Partindo do princípio de que a melhoria da mobilidade urbana transcende os limites da Capital, Moacir poderá acrescentar muito conhecimento às ações. Atualmente ele mora em São José, onde participa ativamente da política, sendo ex-vereador e foi candidato a prefeito na eleição passada.
Para o chefe de Governo, Fábio Botelho, o nome acrescenta em muito para melhorar a mobilidade da Capital. “Ele é engenheiro aposentado da prefeitura de Florianópolis e vem com a missão de integrar a mobilidade junto aos municípios vizinhos”, coloca Botelho.
No campo político, Moacir deve acrescentar em muito ao projeto de Botelho que é pré-candidato a deputado estadual. Ele é filiado ao Podemos, partido onde disputou a prefeitura de São José em 2024 e fez 13.404 votos (10,81%) ficando na terceira colocação. Também soma ao projeto da deputada estadual Paulinha, que pretende disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026.
Conheça mais Moacir da Silva
Nasceu em 27 de setembro de 1963, em São José, no bairro da Colônia Santana e é pai de cinco filhos. Entrou na representação política aos 15 anos como líder comunitário.
É formado em Engenharia Sanitária e Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Santa Catarina; e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. E também é pós-graduado em Gestão Hospitalar e especializado em Administração hospitalar.
Já na carreira pública, é funcionário de carreira aposentado da Prefeitura de Florianópolis. Já atuou na área de habitação de interesse social; foi Gerente Administrativo do Instituto de Psiquiatria do Estado Santa Catarina (1995 – 1998); Secretário de Desenvolvimento Econômico (2005 – 2006); Secretário Municipal de Receita de São José; Secretário Municipal de Planejamento; E Superintendente do Meio Ambiente de São José, quando inaugurou o Jardim Botânico de São José, o primeiro de Santa Catarina.
Em 2008, foi o segundo vereador mais votado de São José e no fim daquele mandato, em 2012, foi agraciado como o vereador mais atuante do município, durante o Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais. Em 2016 foi reeleito para mais um mandato com 1955 votos.
Araújo Gomes
Coronel da Reserva da Polícia Militar, ingressou na corporação em 1985, onde atuou em unidades operacionais, na assessoria de treinamento do Comando do Corpo de Bombeiros, no Estado-Maior Geral e no Comando Geral. Atuou em diversas missões, incluindo a força tarefa federal para resposta a desastres na serra fluminense, coordenação de segurança do Fórum Social Mundial no Pará e Oficial de planejamento na candidatura olímpica no Rio de Janeiro. Foi Comandante Geral da Polícia Militar, Secretário de Estado da Segurança, Presidente do Conselho Superior de Segurança Pública e presidiu o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais de Corpos de Bombeiros e Polícias Militares. Nos últimos anos foi também Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis.