O projeto GeoFloripa: Eficiência em Geoinformação Pública, da Prefeitura de Florianópolis, recebe o prêmio Cidades do Futuro durante o evento nacional SmartGov ANCITI, em Brasília. O geoportal é uma plataforma que permite à população consultar e emitir certidões de forma imediata, e reúne dados geoespaciais voltados ao planejamento urbano e territorial de Florianópolis. O sistema reduz o tempo de espera para obter dados, antes estipulado em três meses, além de diminuir a chance de erros manuais.
Com o tema “IA Generativa para Governos: Da Inovação à Implementação Responsável”, o evento SmartGov visa fortalecer o papel dos municípios na transformação digital do Brasil, através da troca de experiências e boas práticas entre os principais atores da inovação pública. Sua organização é da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), promotora da cooperação entre entidades municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação de todo o país para melhor qualidade de vida do cidadão por meio do avanço das tecnologias.
A Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano investe na atualização dos mapas oficiais para garantir a eficiência das informações oferecidas no GeoFloripa. A iniciativa contribui para a desburocratização, o desenvolvimento econômico, a transparência e o compartilhamento de dados públicos da cidade. O portal está disponível gratuitamente através do link: https://geoportal.pmf.sc.gov.br/.
“O prêmio tem um significado muito importante pra Florianópolis. É resultado de um esforço técnico apoiado nas melhores práticas na gestão de dados geográficos. O GeoFloripa é um projeto de integração de dados, transparência pública e de fomento ao desenvolvimento urbano sustentável”, afirma Kaliu Teixeira, Subsecretário de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis.