A Prefeitura de São José já agilizou mais de 1.400 matrículas de Regularização Fundiária entregues à população desde a criação da Secretaria de Regularização Fundiária (Reurb). A mais recente ação ocorreu na noite desta terça-feira (5), beneficiando mais de 100 famílias em solenidade realizada no Teatro Hermelinda Izabel Merize, anexo ao Centro Multiuso.
Nesta rodada de entregas, foram contemplados os moradores dos loteamentos Morar Bem, João Luiz (conhecido como Zequinha), Morro do Céu e Vista Alegre, localizados nos bairros Forquilhas, Potecas e Serraria.
Durante o evento, o prefeito Orvino Coelho de Ávila lembrou a trajetória histórica de luta pela dignidade habitacional em São José.
“Em 1982, quando era vereador, consegui ligar a luz do loteamento Zequinha em apenas uma noite. Agora, 43 anos depois, tenho a felicidade de contribuir para a regularização deste mesmo loteamento, ajudando também na pavimentação e nas melhorias. Espero ter saúde e força para continuar chegando em todas as comunidades, melhorando a vida de cada cidadão”, declarou o prefeito.
O secretário da Reurb, Ruanito da Silva, anunciou que um dos próximos loteamentos aptos a passar pelo processo de regularização será o Vila Esperança. “Ficamos muito felizes em estar à frente dessa secretaria e queremos trazer cada vez mais novidades e avanços para a comunidade”, ressaltou.
O secretário-adjunto, Claiton Ribeiro, destacou que a criação da Reurb em 2023 foi decisiva para agilizar o processo de entrega das matrículas. “Agradeço ao prefeito pela iniciativa de criar a secretaria. Desde então, trabalhamos diariamente para tornar realidade o sonho da matrícula para muitas famílias”, afirmou.
Paredes que contam histórias
A entrega das matrículas marca não apenas a conquista da escritura definitiva, mas também a história de cada família que construiu sua vida nos loteamentos regularizados. O morador Sávio Correia acompanhou a mãe na cerimônia e relembrou momentos vividos no loteamento Morar Bem, onde cresceu.
“Foram 17 anos de muitas memórias nessa casa. Minha mãe não pensa em vender, é um lugar de raízes e afeto. Recentemente, eu e minha esposa tivemos a alegria de contar para ela, nesse mesmo lar, que ela será avó”, contou emocionado.
Com as novas entregas, a Prefeitura de São José reafirma o compromisso de garantir segurança jurídica e qualidade de vida para mais famílias, com novas ações de regularização já previstas para os próximos meses.