spot_img
Hoje é sexta-feira, 8 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALInicia reconstrução de edificações atingidas por obras de macrodrenagem no Ipiranga

Inicia reconstrução de edificações atingidas por obras de macrodrenagem no Ipiranga

Ação contempla quatro edículas e dez muros; investimento de R$ 4,2 milhões visa combater alagamentos históricos no bairro

spot_img

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, inicia neste mês à fase de reconstrução de quatro edículas e dez muros no bairro Ipiranga, como parte das obras de macrodrenagem do antigo Rio da Palha. A ação é resultado das intervenções realizadas no entorno de residências afetadas pela implantação do novo sistema de escoamento de águas pluviais.

Com investimento de R$ 4,2 milhões, a obra é considerada uma das mais importantes em infraestrutura hídrica no município. O projeto busca eliminar os alagamentos recorrentes que há décadas afetam os moradores da região, colocando em risco a segurança e a qualidade de vida da comunidade local.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a complexidade da obra exige escavações profundas — que podem chegar a três metros de profundidade — e grande atenção social. “Estamos falando de uma intervenção de grande porte, que vai resolver um problema crônico enfrentado por essa comunidade há décadas. A fase atual exige cuidados redobrados, tanto do ponto de vista técnico quanto social, mas é fundamental para garantir a funcionalidade completa do novo sistema de drenagem”.

Avanço da obra

Até agora, já foram instalados 170 metros de tubos com 1,2 metro de diâmetro e 194 metros de galerias celulares de quatro metros quadrados. Faltam 88 metros para a conclusão da estrutura principal. A nova rede de drenagem abrange sete ruas: Otto Júlio Malina, Francisco Nappi, Bom Pastor, Emílio Macedo, João Ambrósio da Silva, Bibiano Lúcio da Silva e Paulino Júlio de Souza.

Além da macrodrenagem, o projeto também prevê a recuperação das vias afetadas, recomposição de calçadas e a sinalização viária, promovendo a valorização urbana do bairro. A iniciativa integra um planejamento estratégico da Prefeitura para preparar São José para os impactos das mudanças climáticas, aumentando a resiliência urbana e melhorando a infraestrutura em áreas com histórico de enchentes.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa