spot_img
Hoje é sexta-feira, 8 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAção de limpeza no Rio Araújo fecha trecho da Rua Álvaro Tolentino...

Ação de limpeza no Rio Araújo fecha trecho da Rua Álvaro Tolentino nesta segunda (11)

Interdição começa às 5h no bairro Campinas para permitir acesso de escavadeira; ação visa prevenir alagamentos e atender demanda da comunidade

spot_img

A Prefeitura de São José programou para essa segunda-feira (11) a limpeza do Rio Araújo, no bairro Campinas, em uma ação preventiva para evitar alagamentos na região. Para a realização do serviço, será necessário interditar a partir das 5h da manhã um trecho da Rua Álvaro Tolentino, por onde passará uma carreta transportando uma escavadeira hidráulica e caminhões de caçamba que serão utilizados no desassoreamento do leito do rio.

A intervenção contará com o apoio da Guarda Municipal, que estará no local orientando o trânsito e auxiliando os motoristas quanto às rotas alternativas. A Prefeitura solicita a colaboração dos moradores para que não deixem veículos estacionados na via, garantindo o acesso seguro dos equipamentos. O trabalho será realizado até sexta-feira (15).

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a medida atende solicitações de moradores e visa melhorar a vazão do rio, especialmente em dias de chuvas intensas. “Manter regular o fluxo dos rios é uma das formas mais eficazes de prevenirmos alagamentos. Além das ações do poder público, é fundamental a colaboração da população, especialmente quanto ao descarte adequado de resíduos”, reforça o secretário.

O comandante da Guarda Municipal, Diego Molina, informa que o bloqueio da rua será temporário. “Programamos o fechamento a partir das 5h e a liberação ocorrerá logo após a chegada da máquina ao ponto de serviço. Pedimos atenção redobrada dos motoristas e o respeito às orientações da equipe no local.”

Desassoreamento

A escavadeira será usada para remover resíduos, bancos de areia e sedimentos que causam o afunilamento da calha e dificultam o escoamento das águas. O material retirado será transportado para áreas de descarte apropriadas, com o apoio de três caçambas posicionadas no local.

Com 5,3 quilômetros de extensão, o Rio Araújo possui cinco nascentes preservadas. No entanto, o trecho que passa por áreas residenciais e industriais sofre com acúmulo de efluentes, óleos, entulhos e resíduos domésticos. Os trabalhos estão sendo conduzidos com cuidado técnico para evitar impactos ambientais e garantir que a ação seja eficaz e sustentável.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa