A busca por ondas perfeitas pelo mundo não apenas moldou o estilo de vida do chef Marco Toppel, mas também alimentou sua criatividade na cozinha e definiu o sucesso da sua carreira. À frente do restaurante Positano, no hotel IL Campanario, em Jurerê Internacional (Florianópolis), acaba de lançar uma coleção de 13 pratos que refletem sua jornada entre o surfe e a alta gastronomia.
Natural de Curitiba (PR), passou a infância em São Mateus do Sul, onde cresceu envolto com o clima de interior, seus aromas frescos e sabores das gastronomias alemã e italiana, de origens familiares – aprendendo desde cedo com a mãe o valor de receitas feitas com afeto. Já a adolescência passou em Barra Velha (SC), onde aflorou a paixão pelo mar e a culinária litorânea.
Na juventude, realizou o sonho de viajar por vários países preferidos pelos surfistas, onde também fez imersões cultural e gastronômica. Visitou países como África do Sul, Austrália, Indonésia, Ilhas Fiji, Nova Zelândia, Chile, México, Peru, Nicarágua, El Salvador, Argentina e Uruguai. Entre um swell e outro, explorou ingredientes, receitas e técnicas culinárias locais, desenvolvendo um olhar apurado e criativo para a cozinha contemporânea.
“O surfe sempre me conectou à vida no litoral e aos sabores frescos do mar. Em cada viagem, aprendi com cozinheiros locais, especialmente em pequenos vilarejos, onde a gastronomia é mais raiz e autêntica. Com isso, trouxe para o Positano uma identidade única, com pratos que combinam técnica, tradição e sabor”, revela o chef, que realiza pelo menos uma viagem de imersão por ano.
“Volto sempre muito empolgado, cheio de ideias e de vontade de mudar. É um grande prazer transformar todo este aprendizado em novos pratos. Quanto mais lugares e culturas você tiver contato, mais experiência na bagagem gastronômica você vai adquirir”, reforça.
Além dessas vivências, ele investiu na formação formal. Tem bacharelado em Gastronomia com Especialização em Frutos do Mar pela Truro College, (Inglaterra) e pós-graduação em Gestão de Qualidade em Gastronomia pela Faculdade Estácio (SC), além de um Curso de Experiência em Gastronomia no conceituado Hotel Warwick (Paris).
Hoje, aos 45 anos, soma 23 de carreira, com passagem por restaurantes renomados de Londres e Paris. No Brasil, comandou por 11 anos a cozinha do resort Costão do Santinho. No Positano, onde está desde janeiro de 2024, lidera com maestria uma equipe de 30 colaboradores, que sobem para 40 na alta temporada de verão, responsáveis por centenas de refeições de alta qualidade todos os dias. “Montei uma equipe de cozinha excelente, com profissionais que também são responsáveis pelo nosso sucesso”, destaca.
Novo cardápio – O novo cardápio do Positano é um convite para percorrer sabores globais, com forte valorização de ingredientes locais, frescos e sazonais — muitos cultivados na horta orgânica do próprio hotel. A inspiração do mar pode ser conferida nos pratos elaborados à base de peixes, moluscos e crustáceos.
Destaque para o irresistível Spaguette Nero di Sepia com Polvo e Camarão. Há espaço ainda para clássicos como o gnocchi com ragu de ossobuco, perfeito para os dias frios de inverno; e o Aranccine, bolinho empanado de risoto com a tradicional linguiça Blumenau.
Marco reforça que o processo de renovação do cardápio contou com a participação dos clientes habituais do Positano, garantindo que cada novidade fosse aprovada pelos paladares mais exigentes. “Não queremos que o cardápio fique estático. A ideia é surpreender e fidelizar os clientes com sabores e combinações exclusivas, que eles não encontrarão em outro lugar. Essa conexão entre a alta gastronomia e a vivência nos mares é o que dá alma à nossa cozinha”, conclui.