O condutor socorrista Leandro Wagner de Souza, do SAMU da capital e o policial científico Marcos Aurélio Lima foram os vencedores do primeiro Campeonato Catarinense de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A competição inédita aconteceu em meados de agosto e contou com a participação de 40 equipes de profissionais de saúde de diferentes regiões do estado, que demonstraram suas habilidades técnicas em protocolos de atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória.
Leandro atua há 11 anos no serviço e participou pela primeira vez de uma disputa do tipo. “Foram cerca de 15 dias de estudo e preparação para darmos o nosso melhor. Esse prêmio representa dedicação ao trabalho e o compromisso de garantir um atendimento rápido e eficaz à população”, destacou. As equipes de Timbó e São José conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
As manobras de RCP são fundamentais para aumentar as chances de sobrevivência em casos de emergência. Durante as provas, os competidores foram avaliados em critérios como qualidade das compressões torácicas, ventilação bolsa-válvula-máscara e checklist de atendimento em manequins equipados com feedback eletrônico.
O campeonato integrou a programação do II Simpósio Catarinense de Emergências Clínicas, que reuniu médicos, enfermeiros, técnicos e acadêmicos para debater emergências cardiovasculares, atendimento pré-hospitalar, uso de novas tecnologias e protocolos atualizados.
Sobre o SAMU
O SAMU é o serviço responsável pelo socorro em situações de urgência e emergência, atendendo 24 horas e que deve ser acionado em casos graves, como falta de ar, dores no peito, desmaios, acidentes, convulsões ou suspeita de AVC. A ligação é gratuita pelo número 192.